Mudanças climáticas: Vaticano convida prefeitos para debates
Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 15/07/2015, Gaudium Press) – O Chanceler da Pontifícia Academia das Ciências Sociais do Vaticano, Dom Marcelo Sánchez Sorondo, anunciou aos jornalistas, na manhã desta quarta-feira, a realização de um evento inédito: um simpósio para compartilhar as melhores práticas de contraposição às mudanças climáticas e à escravidão moderna.
Segundo o Chanceler da Pontifícia Academia das Ciências Sociais, promotor da iniciativa, a ideia desse encontro nasceu há dois anos atrás.
Naquela ocasião, o Papa e o Cardeal Vicent Nichols (Arcebispo de Westminster – Inglaterra) criaram o grupo de “Santa Marta”, que reúne os chefes de polícia e membros da Igreja para favorecer uma maior conscientização sobre os problemas que afligem os mais pobres.
“Todavia, -afirma o Chanceler-, os próprios policiais fizeram notar que seus superiores não são os bispos, mas os governantes e, em muitos casos, justamente os prefeitos. Seguindo o conselho deles, tentamos reunir os prefeitos para encontrar juntos as melhores práticas a favor da contenção das mudanças climáticas e da eliminação das novas formas de escravidão”.
Foram convidados Prefeitos de 60 grandes cidades de todo o mundo para o evento que se realizará nos dias 21 e 22 de julho, na Casina Pio IV, dentro do Vaticano.
Entre outros, deverão estar presentes prefeitos de cidades como Roma, Paris, Bogotá, Boston, Cidade do México, Oslo e Vancouver.
Do Brasil foram convidados os prefeitos de sete cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador e Goiânia.
“Em síntese -disse Dom Sánchez Sorondo -, gostaríamos que as nossas cidades e nossos centros urbanos se tornassem sempre mais socialmente inclusivos, seguros, flexíveis e ecologicamente integrados.” (JSG)
Deixe seu comentário