Gaudium news > Monge beneditino escreve livro sobre a Sacrosanctum Concilium

Monge beneditino escreve livro sobre a Sacrosanctum Concilium

Brasília (Quarta-feira, 15-07-2015, Gaudium Press) Com um caráter litúrgico, pastoral e reflexivo, o livro intitulado “Atualidade da Reforma Litúrgica do Concílio Vaticano II: Uma releitura da Sacrosanctum Concilium 52 anos depois”, escrito pelo monge beneditino Dom Bruno Lira, comenta o entendimento da constituição produzida no concílio.

DOM-BRUNO-224x300.jpgA obra tem como público os fiéis que buscam celebrar bem a Sagrada Liturgia, assim como sacerdotes, diáconos, religiosos, seminaristas, pastoral litúrgica, equipes paroquiais e diocesanas, a fim de explicar a reforma litúrgica que teve participação mais ativa de todo o povo de Deus.

Dom Bruno Lira teve a ideia de escrever o livro em vista das observações que fez acerca das celebrações litúrgicas feitas de forma subjetiva, com acréscimos e supressões, que fogem do propósito da Igreja.

“A ideia é fazer um estudo do documento que renovou a liturgia observando o que já foi implantado e aquilo que, ainda, precisa ser melhorado a fim de favorecer à plena, ativa, consciente e frutuosa participação de todos fiéis nas celebrações litúrgicas motivando-os à busca da santidade que é o sentido último da liturgia. Louvo a Deus e Ele me santifica”, explicou.

Ao longo de 13 capítulos, são abordados diversos temas pertinentes ao assunto, entre eles, o desejo da Igreja com a reforma litúrgica, as sete partes da Constituição, a centralidade do Mistério Eucarístico, Sacramentos e Sacramentais, a importância da Liturgia das Horas, o Ano Litúrgico como sacramental e a valorização da música sacra (diferenciação entre canto litúrgico e canto religioso).

Além disso, a obra faz um estudo sobre a Homilia e orientações com relação à preparação para as solenidades e festas do Senhor no Tempo Comum.

Sobre a revisão das partes da Missa, o livro também apresenta ainda a atual divisão do Missal Romano. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas