Nossa Senhora do Carmo recebe homenagens no Recife
Recife – Pernambuco (Quarta-feira, 15-07-2015, Gaudium Press) A festa em honra à Nossa Senhora do Carmo, considerada a padroeira secundária do Recife e patrona da Província Eclesiástica de Pernambuco, iniciou sua 319ª edição no último dia 6 de julho.
Com base no tema “Mãe do Carmelo no Recife de ontem e de hoje, celebramos, em tua festa, o quinto centenário de Santa Teresa”, os carmelitas lembram os 500 anos de nascimento de Santa Teresa D’Ávila, Doutora da Igreja.
E às vésperas da Solenidade de Nossa Senhora do Carmo, nesta quarta-feira, 15 de julho, a basílica dedicada à santa, no Recife, promove uma extensa programação religiosa. A fim de acolher milhares de da Virgem do Carmelo, serão realizadas dez missas, assim como as celebrações no interior do templo, e outras cinco no claustro do convento dos irmãos carmelitas.
No lado de dentro da basílica, as celebrações eucarísticas acontecerão nos horários das 7h, 8h, 10h, 12h e 15h. E no claustro, ocorrem às 9h, 11h, 13h, 14h e 16h.
Ao longo da cerimônia a ser realizada às 12h, haverá uma bênção especial concedida pelos os irmãos carmelitas aos participantes, que também farão a imposição do escapulário – sacramental que representa sinal de devoção e consagração à Nossa Senhora do Carmo.
Nesta quinta-feira, 16, dia dedicado à Nossa Senhora do Carmo, os fiéis iniciam as homenagens logo pela manhã, com uma Santa Missa às 5h. No dia, serão feitas 15 missas de hora em hora no interior da basílica e no espaço montado no claustro.
Participando pela primeira vez das festividades no Recife, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Antonio Tourinho Neto, ficará a cargo de presidir a cerimônia das 10h.
Por sua vez, o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, celebra a tradicional missa campal.
A festa de Nossa Senhora do Carmo se encerra com uma procissão, que partirá do Pátio do Carmo, no Recife, com destino à igreja mais antiga dedicada à Virgem do Carmelo, na América Latina, localizada em Olinda. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife
Deixe seu comentário