Gaudium news > Bispo Auxiliar de Brasília celebra seu segundo ano de ordenação episcopal

Bispo Auxiliar de Brasília celebra seu segundo ano de ordenação episcopal

Brasília (Segunda-feira, 13-07-2015, Gaudium Press) O Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília, Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, celebra nesta segunda-feira, 13 de julho, seu segundo ano de ordenação episcopal.

Nomeado em 8 de maio de 2013 pelo então Papa Bento XVI, o prelado foi escolhido para o cargo após a solicitação de mais um colaborador para a Igreja do Distrito Federal, feita pelo Arcebispo Dom Sergio da Rocha.

2470dom_jose_aparecido_foto_da_ordenacao_credito_do_nucleo_de_fotografia_da_arquidiocese_de_brasilia.jpgA Ordenação Episcopal de Dom José Aparecido ocorreu no dia 13 de julho de 2013, na Catedral Metropolitana de Brasília, tendo como ordenante da cerimônia o próprio Dom Sergio.

Atualmente, Dom José Aparecido, além de ser bispo auxiliar de Brasília, atua como bispo referencial para os Vicariatos Sul e Leste, bem como para a formação de presbíteros e diáconos e para os seminários Propedêutico, Nossa Senhora de Fátima e Redemptoris Mater.

O religioso também é referencial para os movimentos Eclesiais de Schonstatt, Regnum Cristi e Caminho Neocatecumenal, assim como para o Serviço de Animação Vocacional (SAV); para a Comissão de Bioética e para as Novas comunidades e comunidades religiosas.

Nascido em Ourinhos, interior de São Paulo, Dom José Aparecido Gonçalves aprendeu ainda quando muito jovem o caminho religioso, tendo como grande incentivador seu próprio pai, que era vicentino.

Mais tarde, entre os anos de 1980 e 1982, começou seus estudos em Filosofia na Faculdade Associada do Ipiranga (FAI), e cursou Bacharelado em Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, de 1983 a 1986, em São Paulo.

A sua ordenação sacerdotal aconteceu na Diocese de Santo Amaro, em 21 de dezembro de 1986. Ao longo de seu ministério sacerdotal, exerceu diversas funções, entre elas, como Oficial junto do Conselho Pontifício para os Textos Legislativos, em Roma, de 1994 a 2010, e Subsecretário do mesmo Dicastério até sua nomeação episcopal, em maio de 2013. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Brasília

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas