Gaudium news > Santuário da Piedade acolhe 8 mil fiéis para momento de espiritualidade

Santuário da Piedade acolhe 8 mil fiéis para momento de espiritualidade

Belo Horizonte – Minas Gerais (Segunda-feira, 13-07-2015, Gaudium Press) O Santuário de Nossa Senhora da Piedade, localizado em Caeté, Minas Gerais, acolheu neste domingo, 12 de julho, mais de 8 mil fiéis vindos de diversas comunidades de Belo Horizonte e também de outros Estados brasileiros para um momento de espiritualidade.

A abertura do evento foi realizada pelo Padre Fábio de Melo, da Comunidade Canção Nova, que destacou que o Santuário dedicado à Padroeira de Minas Gerais deve estar no coração de cada brasileiro.

A ocasião foi também uma oportunidade para a apresentação do Devocionário a Nossa Senhora da Piedade, livro com orações e cânticos dedicados à Mãe da Piedade.

Houve ainda a peregrinação de vários seminaristas de todo o país – reunidos em Belo Horizonte para o 2º Congresso Nacional de Seminaristas, realizado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) – ao Santuário de Nossa Senhora.

No último dia do evento, estando acompanhados pelo Arcebispo Dom Walmor, os religiosos subiram a pé boa parte do percurso com destino ao alto da Serra da Piedade, mantendo a sintonia com o evento por meio de orações e cântico de louvor.

Na Ermida da Padroeira, repleta de fiéis e devotos, houve uma Santa Missa presidida pelo Padre Fábio, às 8h. Em seguida, houve o início do momento de espiritualidade, na Praça Cardeal Motta.

fig02.jpg

Na abertura deste momento, o Arcebispo de Belo Horizonte fez a apresentação do Devocionário a Nossa Senhora da Piedade, organizado pelo Padre Mateus Lopes.

Segundo Dom Walmor, o Devocionário ajudará “a plantar ainda mais no coração das pessoas o amor de Deus”, por meio das singularidades que caracterizam o Santuário Nossa Senhora da Piedade.

“O Santuário é o retrato de Minas Gerais. Nas montanhas de Minas, Cristo Rei firmou o seu altar”, afirmou o prelado. Logo depois, ao dirigir a palavra ao Padre Fábio de Melo, disse que “é por isso que o coração mineiro é enraizado na Fé cristã católica”.

O sacerdote da Canção Nova, por sua vez, ressaltou ter “uma forte relação com o Santuário da Padroeira de Minas Gerais”, onde já esteve em outras oportunidades, conduzindo diversos retiros.

Segundo o Padre Fábio, a Imagem de Nossa Senhora da Piedade narra uma forte cena, em que a Mãe segura o Filho morto em seus braços. “Aprendemos com a imagem de Nossa Senhora da Piedade a superar as dificuldades da vida. Ela é fortaleza”, lembrou.

Após a conclusão do momento de espiritualidade, milhares de peregrinos acompanharam a procissão que reuniu o Arcebispo dom Walmor e os demais seminaristas de todo o Brasil, partindo da Igreja Nova das Romarias, com destino à Praça Cardeal Motta.

Já em frente à Ermida, o Arcebispo presidiu a bênção de envio, além de orientar os seminaristas a “partir sempre ao encontro do outro, especialmente ao encontro dos que mais precisam, seguindo o exemplo de Nossa Senhora da Piedade – Estrela da Evangelização”.

E antes de deixar o Santuário, cada seminarista prestou sua homenagem a Imagem de Nossa Senhora da Piedade, na Ermida da Padroeira de Minas Gerais. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Belo Horizonte

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas