Diocese capixaba comemora seus 25 anos de instalação
Colatina – Espírito Santo (Sexta-feira, 10-07-2015, Gaudium Press) A Diocese de Colatina, no Espírito Santo, celebra com seus fiéis seus 25 anos de instalação, além da posse de seu primeiro bispo, Dom Geraldo Lyrio Rocha – hoje bispo de Mariana, em Minas Gerais.
No próximo 15 de julho, haverá uma Santa Missa em ação de graças presidida pelo próprio Dom Geraldo, às 19h, na Catedral de Colatina.
Além disso, a celebração também contará com a participação do atual bispo diocesano, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, do bispo emérito, Dom Décio Sossai Zandonade, e dos padres e leigos das diversas paróquias que compõem a Igreja Particular.
A Diocese de Colatina, segundo seu site oficial, pretende refletir em meio às celebrações do Jubileu de Prata a sua missão evangelizadora.
Segundo Dom Wladimir, a data é vista como uma “pausa impregnada de graça”, “o respiro revitalizador após o mergulho no mar da história”, “é memória, presença e profecia”.
“Contemplar, celebrar e reencantar” será a temática das comemorações do jubileu, iniciadas logo no começo de 2014.
O encerramento ocorre no próximo dia 21 de novembro, durante a festa de Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu.
Criada em 23 de abril de 1990, a instalação da Diocese de Colatina aconteceu somente três meses depois, no dia 15 de julho, pelo então Núncio Apostólico no Brasil, dom Carlo Furno.
Naquele mesmo dia, Dom Geraldo Lyrio Rocha foi o primeiro bispo a tomar posse do bispado, onde permaneceu até janeiro de 2002.
Após a partida de Dom Geraldo, no mês de maio de 2003, Dom Décio Sossai Zandonade é nomeado bispo de Colatina, ocupando o cargo até maio de 2014, quando renunciou e assim, tornou-se bispo emérito.
No último dia 2 de maio, o então bispo interino Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, tomou posse oficialmente da diocese capixaba. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de Colatina
Deixe seu comentário