Igreja no Rio de Janeiro reabre as portas após 12 anos em obras
Rio de Janeiro (Sexta-feira, 10-07-2015, Gaudium Press) Fechada desde 2004 pela Defesa Civil por problemas de conservação, a Igreja de São Francisco da Prainha, no Adro de São Francisco, na Saúde, Rio de Janeiro, vista como patrimônio histórico, tombada em 1938 pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Iphan), reabriu as portas após 12 anos em período de obras.
Na ocasião, a missa solene de reinauguração foi celebrada pelo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.
Agora, os moradores do Morro da Conceição e do entorno já podem se programar para a retomada das atividades eclesiásticas.
Segundo o responsável pela igreja, Antonio Benedito de Jesus da Silva Bitencourt, a capela será aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h às 16h.
História
Considerada um monumento artístico, a Igreja de São Francisco da Prainha foi erguida em 1696 pelo Padre Francisco da Motta, sendo doada posteriormente, em testamento, à testamento à Ordem Terceira de São Francisco da Penitência em 1704.
A reconstrução se tornou tradição desde que a primeira capela foi erguida no século XVII.
No dia 4 de novembro de 1738, a nova capela foi construída aonde se encontrava a antiga para satisfazer o grande número de fiéis que existiam na região. Contudo, a nova Igreja de São Francisco da Prainha ficou pronta somente em 1740. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro
Deixe seu comentário