Sítio Histórico pernambucano inaugura novo Seminário Propedêutico
Recife – Pernambuco (Sexta-feira, 10-07-2015, Gaudium Press) Em Recife, o Sítio Histórico de Igarassu, considerado um dos mais antigos do Brasil, acolherá em breve a mais nova casa de formação arquidiocesana. O Convento de Santo Antônio, edificado no final do Século XVI, será o novo local onde a juventude poderá dar continuidade aos estudos de filosofia a fim de se tornarem sacerdotes.
Nesta quinta-feira, 9, o Arcebispo Dom Fernando Saburido foi o celebrante da missa de instalação do Seminário Propedêutico, na capela do local.
O espaço, que resguarda a arquitetura barroca, é o terceiro convento construído no país por frades franciscanos, tendo sido até, em épocas passadas, o quartel-general das tropas revolucionárias durante a conhecida Revolução Praieira, em 1848.
Hoje, as recentes mudanças devem-se à transferência de 60 seminaristas, que tiveram que sair do Seminário de Olinda, interditado no mês de maio desse ano, para ocupar o Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom Vital, na Várzea, local onde até então funcionava o Propedêutico.
O vice-reitor do Seminário Propedêutico da Arquidiocese, Padre Paulo Sérgio Monteiro, comentou que na instituição, os seminaristas terão a oportunidade de ter aulas como de liturgia, bem como assuntos referentes à documentos e História da Igreja e acompanhamento psicológico.
“O convento está em ótimas condições, precisando apenas de poucas adequações que devem ser feitas no decorrer do tempo. É um lugar belíssimo e rico em história que deve ajudar ainda mais na formação dos meninos”, disse o Padre Paulo Sérgio.
Pelo fato de serem estudantes secundaristas em preparação para o ingresso na universidade, a coordenação do seminário vem analisando a hipótese de matriculá-los em um curso preparatório para o vestibular, em Igarassu, pois, segundo o sacerdote, “atualmente, eles estudam no Centro do Recife. Devido à distância e dificuldade de locomoção estamos vendo se a partir de agosto eles estudam perto do novo seminário”.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Iphan), em 1972, o conjunto arquitetônico e paisagístico de Igarassu abrange, em seu tombamento, cerca de 250 edificações, sendo considerada a autenticidade, preservação e características próprias do seu núcleo urbano originário dos séculos XVII e XVIII.
Os destaques entre os bens tombados são as igrejas datadas do século XVI, oriundas das primeiras ocupações dos colonos portugueses no litoral de Pernambuco, além do Convento de Santo Antônio. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife
Deixe seu comentário