Pontífice usa férula feita de madeira durante cerimônias em Quito e Guayaquil
Quito – Equador (Terça-feira, 07-07-2015, Gaudium Press) Ao longo da celebração eucarística realizada nesta terça-feira, 7 de junho, em Quito, e ontem no Parque de Los Samanes, em Guayaquil, o Pontífice usou uma férula feita de madeira, contudo, de um valor simbólico importante.
O simples fato de que Francisco estava usando a insígnia papal causou curiosidade em diversas pessoas. A começar pelas imagens que mostravam-no segurando, na verdade, uma cópia da férula de madeira feita por um refugiado somali chamado Fesal.
O jovem, chegado na Itália em um barco que naufragou na costa da Sicília, logo foi acolhido pela Cooperativa social “Jobel” do Consórcio “O caminho” de São Remo.
O artefato em madeira foi confeccionado em uma pequena oficina chamada Pègua Nèigra – “ovelha negra”, em dialeto ligúrio – sendo posteriormente entregue ao Papa pela cooperativa em 2014, e utilizado pelo Pontífice no Domingo de Ramos e na viagem à Terra Santa, onde tivera sido danificado.
Após esse episódio, o Papa fez o pedido para que fosse feita uma cópia do original, porém com madeira de oliveira de Belém.
E na missa em Guayaquil, Francisco decidiu então usar esta férula, idêntica à original, feita pelo jovem refugiado. (LMI)
Deixe seu comentário