35 anos dos Discípulos de Emaús de Novo Hamburgo
Ivoti – Rio Grande do Sul (Segunda-Feira, 06-07-2015, Gaudium Press) O Movimento dos Discípulos de Emaús da Diocese de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, completa neste ano 35 anos na região. Para marcar a data, celebrando os 30 anos de existência como Movimento de Emaús e os cinco anos como Movimento dos Discípulos de Emaús, a coordenação diocesana promoverá um grande reencontro festivo no dia 19 de julho, na cidade de Ivoti.
A programação do encontro terá início às 9h30, com um momento especial de memórias, para o qual está prevista a exposição de arquivos do Emaús e das fotos de todos os cursos realizados na Diocese. Também pela manhã, o Bispo de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteufel, celebrará a Santa Missa de ação de graças. Ao meio-dia, será servido um almoço de confraternização, seguido dos festejos.
Quanto a criação do atual Movimento dos Discípulos de Emáus, vale destacar que ele tem origem do Movimento de Emaús, fundado em São Paulo em 1968. O movimento Discípulos de Emaús, destinado a jovens e adultos entre 17 e 35 anos, chegou a Novo Hamburgo em 1980, tendo como primeiro diretor espiritual o Padre Pedro Stoffel. O primeiro curso ocorreu de 18 a 22 de dezembro do mesmo ano, na Catedral Basílica São Luiz Gonzaga.
Segundo a assessoria de comunicação da Diocese de Novo Hamburgo, o movimento tem por finalidade formar e preparar jovens, adultos e casais para um maior engajamento paroquial, através dos diferentes retiros espirituais previstos em sua estrutura e, também, de uma formação continuada na própria paróquia. Além disso, procura atrair, sobretudo, os que estão afastados da Igreja ou os que provêm de outros movimentos e pastorais.
Outra questão importante de ser mencionada aqui é que em plebiscito realizado no mês de março de 2010 e, com a autorização do Bispo Dom Zeno, o Movimento de Emaús em Novo Hamburgo optou por desligar-se da estrutura nacional, perseverando na realização de cursos mistos. Desde então, existe como movimento de caráter diocesano, denominado Movimento dos Discípulos de Emaús.
Mais informações com os membros da coordenação diocesana pelo email movidiscipulosdeemaus@gmail.com ou ainda pelos telefones (51) 9805-2490 e (51) 3563-7564, com Marlon.
Emaús
O Emaús – como é popularmente conhecido – é um movimento religioso, que encontra na aparição de Cristo aos seus discípulos, narrada no Evangelho de Lucas, a inspiração e a dinâmica espiritual necessárias para a sua existência.
A formação no movimento acontece através dos retiros espirituais, dos encontros mensais em nível diocesano (Maranathas) e das reuniões semanais de cada grupo paroquial. Atualmente, o Emaús possui três etapas formativas instaladas na Diocese. O movimento prevê, ainda, a implantação de mais duas etapas para os anos de 2016 e 2017 – o Emaús IV e o Emaús V. (FB com informações do site da Diocese de Novo Hamburgo)
Deixe seu comentário