Gaudium news > Arquidiocese promove a realização do “Te Deum” pelo dia da Independência da Bahia

Arquidiocese promove a realização do “Te Deum” pelo dia da Independência da Bahia

Salvador – Bahia (Sexta-feira, 03-07-2015, Gaudium Press) Em meio às celebrações de 2 de julho, considerado pelos baianos como o dia da Independência da Bahia, a Arquidiocese de Salvador promoveu a realização de um “Te Deum” (hino de louvor e ação de graças), nesta quarta-feira, primeiro de julho, presidida pelo Arcebispo e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, na Igreja São Pedro dos Clérigos, Terreiro de Jesus. Na ocasião, estiveram presentes autoridades civis e eclesiásticas.

Te Deum.jpg

Segundo Dom Murilo, os fiéis baianos devem, acima de tudo, enaltecer a importância desta data considerada histórica para o Brasil. “Uma celebração como essa que permanece viva por 193 anos tem um profundo sentido. Esta é a festa da unidade. Estamos aqui para agradecer a Deus, pedindo que nós continuemos o que foi iniciado no passado. Não basta olhar para o passado, devemos olhar também para o presente e o futuro”, disse.

Durante a celebração eucarística, o público presente na Igreja São Pedro dos Clérigos acompanhou a Evangelho de São Lucas (Lc 2, 41-52), que rememora o momento em que Nosso Senhor, com apenas 12 anos, se encontrava no templo escutando e fazendo perguntas aos Doutores da Lei.

Logo, Dom Krieger comentou que “essas lembranças nos colocam diante de pessoas que se sacrificaram, que foram capazes de acreditar em um ideal”, e “com o Te Deum queremos dizer ao Senhor: colocamos em Vossas mãos cada uma dessas pessoas. A Bahia participou decisivamente para a unidade do nosso país. Aqui foi palco da independência. Aqui se mobilizou o maior contingente na época”.

Finalizada a homilia do Arcebispo, foi exposto o Santíssimo Sacramento para adoração dos fiéis, e assim, deu-se início ao hino do Te Deum, cantado em latim.

Concluindo a cerimônia, os presentes receberam a bênção final. “Este hino reconhece que nos cabe louvarmos ao Senhor pela Sua presença em nossa vida, em nosso Brasil”, afirmou Dom Krieger. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Salvador

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas