Ilha de Páscoa: pescadores fazem procissão em honra de São Pedro e rezam pela visita do Papa à América Latina
Valparaiso – Chile (Quinta-feira, 02/07/2015, Gaudium Press) – A festa do Apóstolo São Pedro, pescador da Galileia que aceitou o convite de Jesus e tornou pescador de homens, é comemorada com muita devoção em inúmeras partes da América Latina.
Em inúmeras regiões deste subcontinente a pesca continua sendo uma das principais atividades dos habitantes. São milhares e milhares de pescadores que não se esquecem de homenagear seu patrono, no seu dia.
Na distante e isolada Ilha de Páscoa, situada bem longe da costa chilena, em pleno Oceano Pacífico, a pesca é uma atividade importantíssima que envolve a maioria das famílias que dela dependem quase que exclusivamente.
Também na ilha de Páscoa, a comunidade católica, formada em grande parte por pescadores, quis homenagear a São Pedro em 29 de junho e rezar, em especial, pela iminente viagem do Sucessor de Pedro, Papa Francisco, ao Equador, Bolívia e Paraguai.
Desde cedo começaram os atos em homenagem ao Apóstolo Pescador. Às 9:00 horas foi celebrada a Santa Missa presidida pelo pároco local. Dela participaram inúmeros pescadores com suas famílias e também representantes da Marinha chilena.
Depois da missa, teve início a procissão que, partindo da igreja paroquial, levou imagens de S. Pedro que são veneradas na ilha até o mar. Elas foram colocadas em barcos, enfeitadas com longos ramos de palmeiras e a procissão marítima começou.
O percurso em torno da Ilha é longo e, durante ele, rezou-se bastante. As orações foram feitas de modo especial pelos pescadores e suas famílias.
Rezou-se intensamente pelo Santo Padre, sucessor de São Pedro na direção da Barca da Igreja. As preces foram feitas pela saúde do Papa e, sobretudo, pela sua iminente visita à América Latina.
No encerramento da procissão marítima, como coroação da “homenagem ao padroeiro dos pescadores”, foi dada aos presentes a bênção. (JSG)
Da Redação Gaudium Press, com informações Fides.
Deixe seu comentário