Catholic.net completa 15 anos de exitosos trabalhos
Redação (Segunda-feira, 29-06-2015, Gaudium Press) Catholic.net -que completa 15 anos de criação- é toda uma instituição na comunicação católica. Mais que um portal é um ‘macroportal’, onde o internauta pode encontrar desde a informação do dia a dia da Igreja, até material de todos os ramos do saber cristão, das fontes mais eruditas, firmes e reputadas. Também são dignas de nota -entre muitas outras seções e divisões- suas comunidades virtuais, que agrupam advogados, catequistas, educadores, psicólogos, etc., em torno da atenção das pessoas que assim o requerem. A Gaudium Press tem a honra de manter uma associação com a Catholic.net em seu serviço informativo, há vários anos.
Por ocasião da efeméride, o Padre Jorge Enrique Mujica, a serviço da Agência Zenit, realizou uma reveladora e profunda entrevista a Mayra Novelo de Bardo, diretora editorial da Catholic.net.
A seguir alguns extratos da entrevista:
Padre Mujica: Falar da Catholic.net supõem não só de um portal historicamente importante para a internet confessional católica mas também implica referir-nos a uma web cujos números evidenciam uma atividade impressionante de pessoas. Nos pode falar disto? Como se gerencia um macroportal? Como fazem para tratar as pessoas como tais e não como cifras?
Mayra Novelo de Bardo: Efetivamente. Catholic.net se tornou o portal mais visitado na internet depois do site do Vaticano e de ACIprensa, e um dos que tem mais impacto no mundo de língua espanhola.
Para responder a primeira parte da sua pergunta vou explicar alguns fundamentos importantes compartilhando alguns princípios que guiam e orientam o modo de “gerir” este “macroportal”, como você definiu. Um, marcado pelo evangelho, é “Dar de graça o que recebemos de graça”.
Em Catholic.net qualquer um pode e poderá consultar sempre que precisar, baixar, compartilhar informações verdadeiras e completas, conteúdos que garantem uma formação sólida e poderá, além do mais, receber uma orientação personalizada tanto dos consultórios virtuais (http: // es.catholic.net /op/consultorios/) da seção contacte-nos (http://es.catholic.net/op/contactanos/) ou por meio de mensagens diretas nos nossos perfis das redes sociais.
O segundo princípio é o serviço que, como você pode imaginar, nasce precisamente da gratidão. Quando recebemos algo de graça que efetivamente oferece não só um conteúdo que satisfaz a curiosidade ou dúvida sobre um determinado tópico relacionado à fé, mas que também ilumina a minha razão com argumentos, move o meu coração a se comprometer e também provoca em mim a necessidade de retribuir, então assim servimos.
Padre Mujica: E sobre os números do portal?
Mayra Novelo de Bardo: A segunda parte da sua pergunta de lidar com pessoas e não com números. Atualmente, nossos visitantes únicos ascenderam a mais de 4.579.284, cerca de 7.155.332 visitas no total e 25.993.461 páginas visitadas cada mês. Os serviços são distribuídos a mais de um milhão de endereços de correio eletrônico a cada semana. Os portais católicos são chamados a comunicar a mensagem de Cristo e se fizermos isso é a mensagem que está transformando as vidas de tantas pessoas.
O mesmo Evangelho de Cristo é destinado às pessoas porque Cristo falou e lidou com as pessoas. Essa empatia que o Evangelho tem, em si implica clareza e verdade do que nós pregamos, mesmo que seja exigente.
Seria interessante também falar do profissionalismo, gradualidade, relevância e caridade como princípios para transmitir a fé, mas melhor vamos nos concentrar na pergunta.
Em Catholic.net oferecemos uma gama de serviços e uma formação sólida em muitas questões relacionadas à fé católica e que, acima de tudo são fiéis aos ensinamentos do Evangelho e da Igreja Católica. Isto permitiu-nos observar conversões, ver o nascimento de vocações para o sacerdócio, acompanhar as jovens que entraram em conventos (até em comunidades com poucas freiras, doentes e/ou idosas); conseguimos salvar bebês do aborto (por exemplo, com a campanha “Não o mates, dê para mim”: http: //nolomates.catholic.net/), apoiado casais que estavam se separando e, finalmente se reconciliaram. Há casais que se conheceram em Catholic.net, pessoas que se aproximaram da Igreja, grupos que se formaram em Catholic.net e então se fortaleceram dentro das suas paróquias; pessoas que, com ajuda de especialistas que, generosa e gratuitamente dão assessoria nos nossos consultórios, resolveram as suas problemáticas pessoais.
Padre Mujica: Atualmente, existem muitos portais de orientação católica. Catholic.net nasceu quando não existiam ainda muitos canais oficiais da Igreja. Como é a relação com todos esses canais? De concorrência, apoio, trabalho em equipe?
Mayra Novelo de Bardo: Catholic.net desde o seu nascimento tem procurado ser um portal de portais, um ponto de encontro na rede, tudo a serviço da Igreja e para a Igreja. Catholic.net desde o início foi uma plataforma para muitos portais católicos que procuravam apoio, visibilidade, comunhão, dado que Catholic.net representava um ponto de referência e reconhecimento. Pode-se dizer que Catholic.net foi a primeira “rede social católica” como criadora de comunhão em uma época em que não existiam redes sociais.
Uma prioridade de Catholic.net é a de dar voz aos esforços de evangelização que já estavam presentes na rede. Nasce junto e graças ao esforço de muitos outros sites importantes como a Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), a agência de notícias ZENIT, criando sinergia com muitos outros sites que, no seu momento, também empreendiam essa jornada de evangelização e informação: Aciprensa, Arvo.net, encuentra.com, AICA, Fides, Caminhando com Jesus, paróquias, grupos de jovens, rádios, sites que nasciam por iniciativa de leigos e sacerdotes comprometidos. Hoje em dia há mais de 3.000 parceiros sites parceiros (pode-se ver as parcerias nesse link: http://www.es.catholic.net/op/alianzas/). (GPE/EPC)
Deixe seu comentário