Gaudium news > Quando o casal é levado pelo egoísmo, isto gera ódio e divisão, faz sofrer os filhos, disse o Papa

Quando o casal é levado pelo egoísmo, isto gera ódio e divisão, faz sofrer os filhos, disse o Papa

Cidade do Vaticano – (Quinta-feira, 25/06/2015, Gaudium Press) – Em sua catequese da última quarta-feira, o Papa Francisco referiu-se aos problemas que normalmente podem surgir na vida matrimonial: são dores e mal-entendidos, frutos de palavras, ações ou omissões que não foram corrigidas a tempo.

Disse o Papa: “Quando as feridas podem ser resolvidas e são descuidadas, elas se agravam. Transformam-se em prepotência, hostilidade, desprezo. E podem converter-se em feridas profundas entre esposo e esposa”.

Francisco lembrou-se dos filhos. Ele disse que quando o casal deixa-se levar pelo enfado, pelo tédio, isto se converte em ódio e divisão e faz sofrer os filhos.

“Quando os adultos perdem a cabeça, quando pensam apenas em si mesmos, quando o pai e a mãe se insultam, a alma dos filhos sofre muito. Desespera-se e são feridas que deixam cicatrizes para toda a vida”, comentou o Papa.

O Pontífice acrescentou ainda que os pais não podem comprar o afeto de seus filhos ou compensar suas palavras desagregadoras com presentes e comentou que “Quando um homem e uma mulher se comprometem a ser uma só carne e a formar uma família, e pensam obsessivamente em suas próprias exigências de liberdade e gratificação, esta distorção fere profundamente o coração e a vida dos filhos”.

É bom lembrar que estas reflexões de Francisco foram proferidas estando-se já a poucos meses do Sínodo sobre a Família, a ser realizado em outubro próximo. (JSG)

Da Redação Gaudium Press, com informações RomeReports

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas