Em Manaus, inaugurada paróquia dedicada a São Pedro
Manaus – Amazonas (Quarta-feira, 24-06-2015, Gaudium Press) O município de Rio Preto da Eva, em Manaus, é o lugar onde foi construída a mais nova paróquia amazonense dedicada a São Pedro, inaugurada em 20 de junho. Na ocasião, a cerimônia contou com a presença do Arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani.
Além disso, a celebração contou com diversos sacerdotes, diáconos e religiosas, que puderam presenciar ainda o início dos festejos em honra a São Pedro.
O bispo de Parintins, Dom Giuliano Frigenni, foi solicitado para realizar o desvelamento da placa inaugural da igreja, e por sua vez, o bispo auxiliar de Manaus, Dom Mário Antônio, cortou a fita da porta principal, oficializando assim a abertura do templo.
Logo depois, Dom Sérgio deu início a uma oração de benção, convidando posteriormente a comunidade a adentrar a paróquia para a celebração eucarística de dedicação do altar e benção da capela.
Nisso, o Arcebispo abençoou a pia batismal com a água para aspersão nos presentes, representando desta forma o sinal de penitência e memória do batismo, bem como da purificação do altar e paredes da Igreja.
Depois, houve a oração de consagração da capela, templo espiritual, onde Dom Sérgio suplicou as bênçãos de Deus, pedindo para que o local seja santo, pois será onde os fiéis deverão adorar a Deus em espírito e verdade.
Dando prosseguimento, o altar foi ungido com óleo pelo prelado, e as doze cruzes espalhadas pelas paredes do templo por Dom Mário Antônio. O incenso foi queimado sobre o altar, significando o sacrifício de Cristo.
E finalizando, ocorreu a iluminação do altar, quando se acenderam as velas do altar e as espalhadas pela Igreja.
Segundo Dom Sérgio, “Jesus chama seus discípulos para irem a outra margem, para irem adiante, e nós estamos aqui reunidos para dedicar esse belíssimo templo porque muita gente teve coragem de pôr as mãos à obra”.
“Nós estamos celebrando Fé, compromisso, fidelidade, amor, generosidade. Quanto tempo gasto para formar as comunidades e as pastorais para o anúncio do Evangelho. Quanta vida, quanta missão, quanta coragem de ir para a outra margem e não se acomodar. Eu faço votos de que não paremos por aqui”, disse.
O Arcebispo ressaltou o desejo de que “esta conquista seja um motivo a mais para que continuemos a evangelizar a anunciar Jesus, formar comunidades e impulsionar toda a ação pastoral da Igreja. Que toda a Igreja que está aqui seja viva, missionária e generosa”.
Sobre a dedicação da Igreja, Dom Sérgio explicou que ocorre da mesma forma como um batizado do templo, iniciando com a bênção da água, aspergida no povo e nas paredes da Igreja, e e unção do altar e das paredes com o óleo. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Manaus
Deixe seu comentário