Gaudium news > Santuário de Baclaran, Filipinas, prepara festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Santuário de Baclaran, Filipinas, prepara festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Cidade de Parañaque – Filipinas (Segunda-feira, 22-06-2015, Gaudium Press) O Santuário Nacional de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Blacaran, Filipinas, avança na novena de preparação de sua solenidade patronal, que se celebrará no próximo dia 27 de junho. Nove Missas antecedem a festa, cuja liturgia central será presidida pelo Bispo de Parañaque, Dom Jesse E. Mercado.Santuário de Baclaran, Filipinas, prepara festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.jpg

A novena, que foi iniciada no dia 18 de junho, dirige a reflexão de cada dia a um elemento do venerado ícone conhecido também sob o nome de “Theotokos da Paixão”. O Padre Carlo Villaflor, da Congregação do Santíssimo Redentor, recordou ao serviço informativo dos Bispos das Filipinas que o centro do ícone mariano de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é a figura de Jesus Cristo. “O Salvador foi criança, e experimentou o temor e desejava a proteção e consolo que só Sua mãe -a Santíssima Mãe- poderia dar-lhe”, descreveu. “Nos braços de Maria, o Santo Menino encontrou segurança e paz”.

Esta descrição recorda a tradição que narra como Jesus haveria sido visitado em sua infância pelos arcanjos São Gabriel e São Miguel, que lhe haveriam mostrado os instrumentos da Paixão (a Cruz, os cravos, a esponja banhada de fel e vinagre…). Seguindo os impulsos de sua infância, o Menino Jesus haveria sentido medo pela morte terrível que lhe esperava e haveria corrido aos braços de Sua Mãe para obter consolo.

O Padre Villaflor motivou aos fiéis a refletir na forma como Jesus mesmo, Deus encarnado, se apoiou na Santíssima Virgem como exemplo do que deveria ser a reação natural dos crentes diante da própria fragilidade humana.

Além das Missas de preparação, ocorrerá um ato de devoção com velas acesas no dia 26 de junho e uma procissão solene concluirá a celebração central da festa no dia 27 de junho. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas