Mostra sobre Fé e meio ambiente acontece no Memorial de Irmã Dulce
Salvador – Bahia (Sexta-feira, 19-06-2015, Gaudium Press) Aproveitando o momento em que a Igreja Católica divulga a mais nova Encíclica de autoria do Papa Francisco, “Laudato si – sobre o cuidado da casa comum”, que lembra a preservação do meio ambiente, o memorial dedicado a Irmã Dulce, localizado no Largo de Roma, em Salvador, organiza a exposição “O Meio Ambiente Agradece e o Sagrado Abençoa”.
A mostra é uma homenagem a 24 devoções populares – Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Conceição, Senhor do Bonfim, São Francisco de Assis, São João e Santa Rita de Cássia – contando com altares confeccionados com uma diversidade de materiais recicláveis, remetendo dessa forma a história de cada santo.
A exposição tem entrada franca e pode ser visitada pelo público de terça a domingo, das 10h às 17h, até o dia 23 de agosto.
As imagens que compõem o projeto são feitas com materiais como gesso, resina e madeira, sendo algumas doadas ou emprestadas por amigos e profissionais das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), que também apoiam a mostra.
De acordo com o assessor de Memória e Cultura da OSID, Osvaldo Gouveia, “a exposição resume duas dimensões bastante atuais do homem moderno: a preocupação constante com o mundo em que vivemos e a necessidade permanente em valorizar suas tradições espirituais”.
Além disso, outro detalhe que chama a atenção na exposição “O Meio Ambiente Agradece e o Sagrado Abençoa” é uma escultura feita de papel machê, que representa uma conversa entre Irmã Dulce e Santo Antônio, cada um com um menino no colo.
Essa maquete, aliás, faz parte do concurso promovido pelo Memorial Irmã Dulce, “Conversa entre Amigos”. Segundo Osvaldo Gouveia, a proposta é escolher o diálogo mais criativo entre o santo e a beata. “O que será que eles estão conversando? Partimos dessa indagação para abrir mais um espaço de interatividade”, explicou. (LMI)
Deixe seu comentário