Novo bispo de diocese mineira é acolhido pela comunidade
Luz – Minas gerais (Quarta-feira, 17-06-2015, Gaudium Press) A Diocese de Luz, em Minas gerais, acolheu seu mais novo bispo. Nomeado pelo Papa em 25 de fevereiro deste ano, Dom José Aristeu Vieira tomou posse do bispado mineiro neste último domingo, 14 de junho.
Na ocasião, a celebração recebeu milhares de fiéis que presenciaram o momento. A cerimônia de posse canônica foi presidida pelo Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira, que aproveitou para ressaltar a humildade e simplicidade do novo bispo, bem como a importância de sua nomeação durante o pontificado do Santo Padre Francisco.
Por sua vez, Dom José Aristeu, em sua homilia, lembrou o significado dos sucessores apostólicos em sua missão junto ao povo de Deus, que buscam a fundamentação nas palavras do Papa Francisco.
“Os padres e os bispos devem ser cultivadores em nossas dioceses, dando brotos para serem plantados no coração do povo. E ao anunciarmos o Cristo às outras pessoas, será necessário deixar nossa prepotência e nossa arrogância de lado, para que nosso povo experimente a alegria de anunciar o Evangelho”, disse.
No final, o novo bispo de Luz aconselhou os fiéis a fazer uma experiência própria e profunda com Cristo.
Dom José Aristeu
Oriundo de Rio Vermelho, cidade mineira, Dom José Aristeu Vieira ordenou-se sacerdote em 1979, tendo exercido em sua trajetória presbiteral várias atividades pastorais.
Durante 18 anos atuou na Pastoral Vocacional Arquidiocesana, foi coordenador de pastoral da arquidiocese, coordenador da Pastoral Vocacional do regional Leste 2 e membro do Grupo de Animação e Reflexão Vocacional da CNBB.
Além disso, o religioso presidiu a Comissão de Presbíteros no Leste 2 entre 2003 e 2006, sendo que no ano seguinte, foi eleito membro Permanente do Conselho Geral do Prado, residindo em Lyon, na França até 2013.
Mais recente, exercia a presidência da Associação dos presbíteros da Arquidiocese de Diamantina. (LMI)
Deixe seu comentário