Mais de 1200 jovens rezam na Escócia pelos cristãos perseguidos
Edimburgo – Escócia (Quarta-feira, 17-06-2015, Gaudium Press) Mais de 1200 jovens escoceses participaram de uma jornada de oração e sensibilização pelos cristãos perseguidos ao redor do mundo em união com o Papa Francisco, que enviou uma saudação especial aos presentes. A jornada foi presidida pelo Bispo de Paisley, Dom John Keenan e ocorreu no dia 11 de junho na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes de Carfin, perto de Motherwell.
O Papa Francisco enviou uma bênção especial “a todos esses jovens da Escócia que expressaram claramente sua solidariedade e preocupação por todos os cristãos sofredores e perseguidos através do mundo” em uma mensagem lida por Dom Keenan no início da atividade, segundo informou a Independent Catholic News.
Os jovens reunidos pertencem em sua maioria a 30 escolas da região. Os assistentes puderam conhecer testemunhos de primeira mão sobre a situação dos cristãos perseguidos, como o do Padre Ambrose Ohene, proveniente da Nigéria, que descreveu os graves males suportados pela comunidade cristã local, vítima dos atentados terroristas do Boko Haram. “Mais de 15 mil cristãos do norte da Nigéria foram assassinados, e centenas de milhares de crianças são agora órfãs ou desabrigadas”.
Outro dos testemunhos foi o do Padre Samer Nassif, sacerdote maronita do Líbano, que reportou a experiência dos cristãos no Oriente Médio, que são particularmente vulneráveis nos conflitos da região. “Desde 2003, um milhão e meio de cristãos foram forçados a deixar seus povoados e lares no Iraque e na Síria”, relatou. O presbítero recordou que desde o início da guerra na Síeia, faz quatro anos, 15 milhões de pessoas tiveram que deixar seus lugares de origem por causa da violência.
A iniciativa busca sensibilizar aos jovens católicos sobre a situação de seus irmãos na Fé em outros continentes como parte de uma campanha de solidariedade que pretende motivar ações em toda Escócia para pedir a proteção da liberdade religiosa e demais direitos humanos das comunidades de crentes ao redor do mundo. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário