Gaudium news > Colégio católico promove videoconferência com bispo auxiliar de Belo Horizonte

Colégio católico promove videoconferência com bispo auxiliar de Belo Horizonte

Belo Horizonte – Minas Gerais (Quarta-feira, 17-06-2015, Gaudium Press) Em Belo Horizonte, Minas Gerais, os alunos pertencentes ao Colégio Santa Maria, Unidade Pampulha, tiveram a oportunidade de participar de uma videoconferência com o bispo auxiliar Dom João Justino de Medeiros, nesta segunda-feira, 15 de junho.

colegio_santa_maria.JPG

O tema discutido por Dom Justino com os jovens foi a relação da juventude com a Igreja, sendo mediado pelo professor de Educação Religiosa, Eudásio Cavalcante Melo, e pela coordenadora de informática da unidade, professora Luana Mara Costa Ribeiro.

Na ocasião, Dom Justino comentou sua experiência vocacional, iniciada ainda na fase infantil, aos nove anos, quando realizou sua Primeira Eucaristia e sua caminhada na comunidade como coroinha.

Logo, ressaltou a importância da atuação dos jovens na Igreja, afirmando ser uma das formas mais intensas de aproximação com os jovens a criação das oportunidades para que eles participem. “Nossos jovens, na Arquidiocese de Belo Horizonte, têm participado de uma forma expressiva”, disse.

Além disso, Dom Justino respondeu a diversas perguntas feitas por alunos e não deixou de mencionar a alegria de interagir com os jovens, apoiá-los em suas iniciativas e destacar o empenho e a forma como se organizam em prol do bem para com as demais pessoas, a fim de criar vínculos com elas.

“O bispo deve apoiar tudo isso, por meio de paróquias, movimentos e atividades em que os jovens possam vivenciar sua Fé”, lembrou.

A tecnologia também foi um dos assuntos abordados pelo prelado, que advertiu ser o fruto da inteligência humana, e sendo assim, é um dom de Deus.

“Quando usamos mal os meios de comunicação, perdemos momentos preciosos do contato pessoal. Um exemplo é quando estamos em um grupo e, ao invés de interagir com ele, ficamos nas redes sociais. Há aí, um certo descaso com as pessoas que estão conosco. Não há mal em utilizar estes recursos, mas temos que nos disciplinar para dar atenção às pessoas e utilizarmos a tecnologia de uma forma produtiva.”

No final, Dom João Justino declarou ter ficado satisfeito com a experiência com os alunos, em videoconferência, pois para ele, é “algo novo que abre um leque de opções para nos aproximar ainda mais das pessoas, sobretudo dos jovens”. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas