Estudo destaca contributo das escolas católicas na Jordânia: mais necessárias que nunca
Jerusalém (Quarta-feira, 16-06-2015, Gaudium Press) – As escolas do Patriarcado Latino de Jerusalém, na Jordânia promovem um contributo importante para a vida da Igreja e da sociedade na Jordânia.
Como uma ferramenta para compreender melhor o testemunho e a missão destas escolas, assim como sua situação atual e seus desafios, o Administrador Geral do Patriarcado Latino de Jerusalém, Padre Imad Twal, publicou um completo informe sobre o papel das escolas católicas no país.
O estudo envolve 24 escolas católicas da Jordânia, com amostras da população de professores, alunos e pais de famílias das instituições.
Noções como os perfis dos educadores e as vivências da comunidade educativa católica em um país majoritariamente não cristão ajudam a compreender a importante missão das instituições educativas como uma fonte de harmonia e convivência.
O autor, hoje Administrador Geral de Patriarcado Latino foi de 2008 a 2010 Diretor Geral das Escolas do Patriarcados, e por isso a visão plasmada no estudo procura abordar “assuntos que poderiam dar um benefício ao ser revelados em uma investigação”, como o são os aspectos organizativos e financeiros das escolas, assim como os desafios presentes sobre os quais deve-se trabalhar para poder cumprir mais adequadamente a missão educativa.
Segundo o estudo, as escolas católicas constituem a quinta parte da oferta educativa da Jordânia, servindo quase 25 mil estudantes e empregando 1.739 professores e funcionários administrativos, sendo quase metade destas cifras correspondentes às escolas do Patriarcado Latino de Jerusalém.
As escolas não só estão presentes nas grandes cidades, mas também chegam até as áreas rurais e setores necessitados, sem fazer distinção de sua origem ou filiação religiosa.
O estudo reconhece as limitações das escolas, e propõe um trabalho duro num entorno cada vez mais desafiante e em meio de uma região que padece graves tensões e conflitos.
“Como todas as tarefas que recaem sobre quem seguem os caninhos do Evangelho, não é fácil, porém, cremos que vale a pena fazê-lo”, afirma o Padre Twal nas conclusões de seu estudo. “É evidente que o mundo caótico de hoje necessita da educação católica mais agora que em nossa memória recente”. GPE-JS)
Com informação do Patriarcado Latino de Jerusalém.
Deixe seu comentário