Bispos da África renovam compromisso em defesa da família
Accra – Gana (Terça-feira, 16-06-2015, Gaudium Press) As Conferências Episcopais da África de Madagascar (SECAM) dedicaram seu simpósio ocorrido na cidade de Accra (Gana) ao tema “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”. Neste encontro, os prelados reafirmaram seu compromisso em favor do matrimônio e da família e alentaram a unidade em torno da doutrina da Igreja, com um testemunho que impacte também à dimensão pública dos diferentes países do continente.
O Cardeal Robert Sarah, Prefeito para a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, um dos purpurados africanos da mais alta categoria na Cúria Romana, animou aos prelados a “falar com clareza e uma só voz crível e com amor filial à Igreja. Sejam conscientes da missão da Igreja”, acrescentou, “protejam a sacralidade do matrimônio que está sendo atacado por toda forma de ideologias que tentam destruir a família na África. Não temam em afirmar a doutrina da Igreja”.
O Prefeito também motivou aos Bispos a “identificar-se com a verdade” e levar a mensagem da Igreja sobre a família às propriedades públicas para motivar leis que protejam a família e o matrimônio. Os Bispos devem em sua opinião pronunciar-se diante das pressões nacionais e internacionais que vão em detrimento da instituição familiar.
O Cardeal Christian Tumi, de Camarões, pediu aos prelados cuidar-se do uso da linguagem apresentada por correntes contrárias a doutrina da Igreja. “Devemos partir da Fé, afirmar e viver para evangelizar em profundidade as culturas”, indicou. “A Igreja na África deve sentir solidariedade com as Igrejas irmãs do Ocidente que agora vivem um drama das famílias, e cada vez mais estão sendo questionados por ideologias mortais para a família”.
Segundo o comunicado oficial da SECAM, um total de cinco Cardeais e 45 Bispos participaram do encontro em Gana. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário