Conferência Episcopal Espanhola apresenta os números correspondentes às suas atividades no país
Madri – Espanha (Terça-feira, 16-06-2015, Gaudium Press) A Conferência Episcopal Espanhola (CEE), apresentou os números correspondentes as atividades da Igreja correspondentes ao ano de 2013. A apresentação ocorreu com o propósito de informar sobre os fundos recebidos pelos contribuintes através do sistema de repartição tributária, e o objetivo de dar a conhecer as atividades que desenvolve a Igreja Espanhola a partir de suas diversas instituições.
Várias cifras reveladas na memória chamaram a atenção. Uma delas é o importante número de missionários espanhóis que se encontram nos cinco continentes. De acordo com os dados, 13 mil deles estão dedicando suas vidas para anunciar o Evangelho e ajudar a milhares de pessoas ao redor do mundo. Destes, 13 mil missionários, 49,5% são religiosas, 35,5% sacerdotes, 7,4% leigos, 6.7% religiosos e 1% Bispos.
Das Dioceses, a de Pamplona e Tudela é a que mais conta com missionários com 1.241, seguindo a de Burgos com 1.015. Além disso, 482 famílias espanholas se encontram atualmente realizando missão em 128 países.
Outras das cifras que sobressaem é a do número de pessoas que receberam ajuda por parte das diversas instituições da Igreja espanhola. Segundo a memória, 3,5 milhões de pessoas foram atendidas pela Igreja Católica através de 8 mil de seus centros assistenciais.
Destas cifras, 2,5 milhões de pessoas foram atendidas em centros para mitigar a pobreza; mais de 140 mil imigrantes receberam ajudas; 60 mil famílias foram acompanhadas por centros de orientação familiar e de ajuda à infância; 11 mil jovens e crianças, acolhidos em centros para a tutela da infância, e 23 mil mulheres vítimas da violência e do tráfico receberam apoio, entre outras ações das instituições da Igreja espanhola.
Além disso, se destaca o trabalho que realizam as mais de 6 mil Cáritas localizadas nas paróquias, onde se conta com o apoio de 78 mil voluntários.
A memória também faz referência às atividades celebrativas, sendo as mais relevantes os 254.222 batismos, 249.526 primeiras comunhões, 118.069 confirmações e 54.149 casamentos realizados. Assim como a atividade educativa que impulsiona a Igreja espanhola em 2.601 centros católicos nos quais se atendem 1.441.753 alunos; assim como os 25.660 professores que ministram aulas de Religião e Moral Católica a 3,5 milhões de inscritos voluntariamente.
Ao dar a conhecer a memória das atividades da Igreja, o Episcopado Espanhol também manifestou seu agradecimento pelo apoio de 9 milhões de contribuintes que em 7,3 milhões de declarações de renda marcaram a caixa a favor da Igreja Católica, apoiando assim o sustento de suas atividades.
Precisamente, o que se recebe através da declaração é enviado às Dioceses, que o integram como ingresso em seu pressuposto para atender o conjunto de suas necessidades, isso supõem 23% do total dos recursos diocesanos. O resto, quer dizer 77%, corresponde ao financiamento próprio, onde as contribuições voluntárias dos fiéis são a partida mais importante.
O Episcopado também agradeceu aos que colaboram espiritualmente, sustentando com a oração, para que o trabalho da Igreja na Espanha seja possível. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário