Igreja de Vitória celebra Festa do Sagrado Coração de Jesus e inauguração de casa assistencial
Vitória – Espírito Santo (Terça-feira, 16-06-2015, Gaudium Press) Na Arquidiocese de Vitória, no Espírito Santo, a Festa do Sagrado Coração de Jesus foi celebrada pelos milhares de fiéis que tiveram ainda a oportunidade de presenciar a inauguração da Casa do Propedêutico e o lançamento da primeira pedra da casa dedicada aos sacerdotes idosos.
A ideia já era um desejo antigo do arcebispo Dom Luiz Mancilha Vilela, que contou com a colaboração de todos para a concretização desse projeto.
Neste dia, a cerimônia ocorreu logo cedo, sendo presidida por Dom Luiz, contando com a participação do bispo auxiliar Dom Rubens Sevilha, assim como padres, seminaristas, amigos do seminário e leigos pertencentes das comunidades locais.
Logo na caixa da primeira pedra foram colocados os sinais da vida desta Igreja Particular, como os regimentos, documentos pastorais, comunicação e orações.
Logo depois, o arcebispo de Vitória não deixou de agradecer o apoio e auxílio dos operários, arquitetas, construtor e pessoas que contribuíram para a construção da obra.
Dom Luiz aproveitou também para falar acerca da importância da casa como lugar de experiência de Deus e preparação dos sacerdotes do futuro.
“A Palavra de Deus é alimento e Vida para o discípulo. A Palavra de Deus é Jesus Cristo! Este é o ponto de partida da Formação inicial dos futuros presbíteros da Igreja de Vitória do Espírito Santo: Jesus Cristo, Palavra de Deus que se fez Homem! Aqui, os passos iniciantes são dados no equilíbrio dos sentimentos do coração com o complemento da razão. Conhecer Jesus no coração e na razão, no testemunho de vida e no anúncio, no diálogo interpessoal, na adoração e na sede de Deus vivo como alma sequiosa”, disse.
Conforme o prelado, “aqui são dados os passos dos Encontros com Deus, um crescimento contínuo da experiência de Deus, como também, o crescimento no conhecimento do Mistério de Cristo, desde o Mistério da Encarnação do Verbo de Deus, Jesus de Nazaré, até o Cristo Ressuscitado e Glorificado. Tudo dentro de uma sábia e moderada pedagogia”.
O arcebispo prosseguiu ao lembrar que “a formação espiritual supõe a formação humana” e que neste espaço serão dados “os passos da formação do homem enquanto pessoa humana e do homem de Deus!”
“Sonhamos com presbíteros profundamente humanos, bem relacionados e profundamente de Deus”, acrescentou.
“As Casas de Formação Sacerdotal, desde os primeiros passos até a Ordenação Presbiteral, formam, o que costumo chamar de ‘Coração da Arquidiocese’! Coração porque irradia sangue novo para toda a Igreja, para toda a Arquidiocese! Por isso, dou graças a Deus neste momento de inauguração da Casa do Propedêutico, como também da futura Casa Sacerdotal”, ressaltou.
Além disso, Dom Luiz acredita que a Igreja vem vivendo um momento especial de graça divina, “delicadeza de Deus para com a Igreja de Vitória do Espírito Santo”, incluindo nesta ação de graças a Deus todas as paróquias que oram todos os dias pelas vocações, pelos presbíteros e bispos; as pessoas que ajudaram e se interessaram pela causa e respectivos párocos, conselhos comunitários e paroquiais que, ao longo desse tempo, fazem diversas orações diárias em favor das vocações sacerdotais e vida consagrada e ao crescente espírito missionário.
Ao final da cerimônia, foi descerrada a placa de inauguração com a presença do arcebispo, do bispo auxiliar, do reitor do Seminário e do Propedêutico. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Vitória
Deixe seu comentário