Gaudium news > Santiago de Compostela comemora os 800 anos da peregrinação de São Francisco de Assis

Santiago de Compostela comemora os 800 anos da peregrinação de São Francisco de Assis

Santiago de Compostela – Espanha (Terça-feira, 16-06-2015, Gaudium Press) No início deste mês de junho foi realizado em Compostela o I Encontro Mundial de Associações de Amigos do Caminho de Santiago, organizado no marco das comemorações pelos 800 anos da Peregrinação realizada por São Francisco de Assis pela rota jacobina.

Santiago de Compostela comemora os 800 anos da peregrinação de São Francisco de Assis 1.jpg

O evento se desenvolveu através de várias sessões em torno de diversos temas como “Investigação, recuperação e conservação do Caminho de Santiago no Associacionismo Jacobino”, “As Associações do Caminho de Santiago. Comunicação, difusão e publicações”, “Acolhida e hospitalidade”, “Relações das Associações do Caminho de Santiago com as instituições e a sociedade”, e “As Associações Jacobinas: Desafios do presente e orientações de futuro”.

Os participantes também assistiram a exposição “São Francisco e seu Tempo”, situada na Praça do Obradoiro; e realizaram um pequeno trecho do Caminho, entre outras atividades. O evento foi concluído com uma Solene Missa na Catedral de Santiago onde se invocou ao Apóstolo Santiago com Botafumeiro.Santiago de Compostela comemora os 800 anos da peregrinação de São Francisco de Assis 2.jpg

Várias foram as conclusões apresentadas fruto deste encontro. Uma delas é o notável renascimento do Caminho, sobretudo a nível mundial: “Na atualidade assistimos a um surpreendente renascimento do Caminho de Santiago. A peregrinação a Compostela, com uma origem eminentemente europeia e ocidental se redimensionando como um fenômeno de alcance mundial, convertido em uma moderna proposta de carácter aberto, plural, para o diálogo e o encontro multicultural entre os milhares e milhares de peregrinos de todos os continentes que sentem a inquietude de percorrer esta rota”.

Parte desta revitalização do Caminho se deve ao trabalho que realizam as associações de amigos, como concluíram também os participantes do Encontro: “Nesta revitalização da peregrinação jacobina o papel das associações de amigos do Caminho de Santiago (…) foram essencial e protagonista. Impulsionaram a manutenção do sentido espiritual do Caminho e de seus valores universais (fraternidade, hospitalidade, solidariedade, diálogo, concórdia, voluntarismo e associonismo jacobino)”.

As associações de amigos do Caminho de Santiago iniciaram em Paris em 1950 com a fundação da ‘Société Francaise des Amis de Saint Jacques’, e desde 1962 pela Associação de Estella, que foi essencial para a difusão da peregrinação. As Associações tem a importante tarefa de difundir o caminho jacobino oferecendo informação aos peregrinos, promovendo os itinerários, facilitando as direções dos albergues, e apoiando a sinalização e a atenção durante o percurso até o túmulo do Apóstolo São Tiago.Santiago de Compostela comemora os 800 anos da peregrinação de São Francisco de Assis 3.jpg

Atualmente existem mais de 200 associações de amigos do Caminho ao redor do mundo, a maioria delas se encontram na Espanha, aproximadamente umas 60, outro tanto se encontram nos demais países europeus, umas 30 na América, 5 na Ásia e inclusive uma na África do Sul.

O peregrino de Assis

Segundo a tradição, São Francisco de Assis, em sua intenção de chegar a terras de muçulmanos -no marco da reconquista cristã à península ibérica-, peregrinou a Compostela entre a Páscoa de 1213 e Novembro de 1215. De acordo com a memória popular, o santo empreendeu viagem a Compostela a partir da Cidade Rodrigo; alguns dizem que o caminho foi feito por devoção, outros que tomou esta rota já que era o caminho da Cristandade por então mais conhecido.

O que se constata na história é que dita peregrinação marcou o projeto da expansão das fundações franciscanas em terras espanholas. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas