Santiago de Compostela comemora os 800 anos da peregrinação de São Francisco de Assis
Santiago de Compostela – Espanha (Terça-feira, 16-06-2015, Gaudium Press) No início deste mês de junho foi realizado em Compostela o I Encontro Mundial de Associações de Amigos do Caminho de Santiago, organizado no marco das comemorações pelos 800 anos da Peregrinação realizada por São Francisco de Assis pela rota jacobina.
O evento se desenvolveu através de várias sessões em torno de diversos temas como “Investigação, recuperação e conservação do Caminho de Santiago no Associacionismo Jacobino”, “As Associações do Caminho de Santiago. Comunicação, difusão e publicações”, “Acolhida e hospitalidade”, “Relações das Associações do Caminho de Santiago com as instituições e a sociedade”, e “As Associações Jacobinas: Desafios do presente e orientações de futuro”.
Os participantes também assistiram a exposição “São Francisco e seu Tempo”, situada na Praça do Obradoiro; e realizaram um pequeno trecho do Caminho, entre outras atividades. O evento foi concluído com uma Solene Missa na Catedral de Santiago onde se invocou ao Apóstolo Santiago com Botafumeiro.
Várias foram as conclusões apresentadas fruto deste encontro. Uma delas é o notável renascimento do Caminho, sobretudo a nível mundial: “Na atualidade assistimos a um surpreendente renascimento do Caminho de Santiago. A peregrinação a Compostela, com uma origem eminentemente europeia e ocidental se redimensionando como um fenômeno de alcance mundial, convertido em uma moderna proposta de carácter aberto, plural, para o diálogo e o encontro multicultural entre os milhares e milhares de peregrinos de todos os continentes que sentem a inquietude de percorrer esta rota”.
Parte desta revitalização do Caminho se deve ao trabalho que realizam as associações de amigos, como concluíram também os participantes do Encontro: “Nesta revitalização da peregrinação jacobina o papel das associações de amigos do Caminho de Santiago (…) foram essencial e protagonista. Impulsionaram a manutenção do sentido espiritual do Caminho e de seus valores universais (fraternidade, hospitalidade, solidariedade, diálogo, concórdia, voluntarismo e associonismo jacobino)”.
As associações de amigos do Caminho de Santiago iniciaram em Paris em 1950 com a fundação da ‘Société Francaise des Amis de Saint Jacques’, e desde 1962 pela Associação de Estella, que foi essencial para a difusão da peregrinação. As Associações tem a importante tarefa de difundir o caminho jacobino oferecendo informação aos peregrinos, promovendo os itinerários, facilitando as direções dos albergues, e apoiando a sinalização e a atenção durante o percurso até o túmulo do Apóstolo São Tiago.
Atualmente existem mais de 200 associações de amigos do Caminho ao redor do mundo, a maioria delas se encontram na Espanha, aproximadamente umas 60, outro tanto se encontram nos demais países europeus, umas 30 na América, 5 na Ásia e inclusive uma na África do Sul.
O peregrino de Assis
Segundo a tradição, São Francisco de Assis, em sua intenção de chegar a terras de muçulmanos -no marco da reconquista cristã à península ibérica-, peregrinou a Compostela entre a Páscoa de 1213 e Novembro de 1215. De acordo com a memória popular, o santo empreendeu viagem a Compostela a partir da Cidade Rodrigo; alguns dizem que o caminho foi feito por devoção, outros que tomou esta rota já que era o caminho da Cristandade por então mais conhecido.
O que se constata na história é que dita peregrinação marcou o projeto da expansão das fundações franciscanas em terras espanholas. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário