Cardeal Cipriani: “A Eucaristia é o alimento que une as famílias”
Lima – Peru (Segunda-feira, 15-06-2015, Gaudium Press) Fiéis de paróquias, movimentos, catequistas, colégios, universidades participaram da Solene Missa e procissão de Corpus Christi na Praça Maior de Lima. O Cardeal Juan Luis Cipriani presidiu a celebração recordando que a “Eucaristia é o alimento que nos ajuda a ser mais solidários”.
Em sua homilia, o Cardeal Cipriani recordou que a Eucaristia é o alimento celestial para nossa salvação. “A Eucaristia é o alimento que une as famílias. É esse mistério de amor que faz com que a família brilhe na sociedade e no mundo inteiro. Pensa em tua família, ainda que vejas que há dor e às vezes separação, e peça a Jesus: fortaleça minha família”, referiu.
“A Eucaristia é alimento de esperança que nos ajuda a ser mais solidários, que nos permite ajudar-nos uns aos outros. Cristo se expande através da Eucaristia ao longo do país: curando enfermos, perdoando pecados, semeando alegria e paz”, prosseguiu.
A vida humana é caminho para a vida eterna
Em outro momento, o Primaz do Peru recordou que a vida humana é o caminho para a vida eterna.
“Tua vida humana é o caminho para ir para a vida divina. Por isso é tão importante que tua família, trabalho, teu comportamento, tua catequese, teus mandamentos, teu amor sigam os ensinamentos de Jesus. Se não há vida eterna, nada vale a pena”, mencionou.
O Cardeal Juan Luis orou de maneira especial pelos enfermos, para que o Senhor os ilumine nestes momentos difíceis.
“Quero recordar àqueles irmãos nossos que prostrados em um hospital, em uma casa estão vivendo momentos difíceis em sua vida. Que o Senhor os ilumine nesse caminho da eternidade e os encha de paz”.
Cuidado da Eucaristia
O Arcebispo de Lima recordou que em Lima se vive um especial impulso à devoção eucarística na construção de mais de 60 capelas de Adoração do Santíssimo Sacramento, o que converte a capital peruana em uma cidade Eucarística.
“Lima, cidade Eucarística, está cheia de capelas do Santíssimo. Cuidem delas, acompanhem a Jesus na Eucaristia, levem a Jesus como viático àqueles enfermos, levando-o com respeito, cuidando de Jesus. Que contente está Jesus nesta cidade de Lima, que contente está Jesus ao ver estas famílias limenhas, que contente está Jesus agora entre nós. Se queres conhecer a Jesus, buscai-o, falai-lhe, e verás que com Jesus a vida é uma maravilha”, assinalou.
Ensinamento do Catecismo
Finalmente, recordou que no marco do XX Sínodo Arquidiocesano Limense se vem incentivando de maneira muito especial a catequese.
“Que bom é neste ano do sínodo estudarmos o catecismo nas paróquias, nos colégios, nas famílias, em todos os grupos, irmandades, em todas as associações para ter como centro o Catecismo”, concluiu.
Concelebraram com o Cardeal Juan Luis, os dois Bispos Auxiliares de Lima, Dom Adriano Tomasi, OFM e Dom Raúl Chau; Dom Raimundo Revoredo, Bispo Emérito de Juli; assim como vigários episcopais da Arquidiocese de Lima e mais de 50 sacerdotes diocesanos e de diferentes congregações religiosas. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário