Bispos italianos oferecem US$ 1 milhão para cristãos perseguidos no Iraque
Roma (Sexta-feira, 12/06/2015, Gaudium Press) – O Arcebispo Caldeu de Erbil, no Iraque, Dom Bashar Warda visitou recentemente a Itália.
Nessa ocasião ele pediu ajuda para as 13 mil famílias de refugiados que há um ano são atendidas pela sua diocese.
Conferência Episcopal Italiana (CEI) estudando os planos que o Bispo tinha para ajudar essas famílias, decidiu financiar três projetos na região. O montante em dinheiro perfaz um total de U$ 1.237.400.
Esse valor é proveniente de um Fundo mantido pela CEI que recebe uma pequena contribuição que os cidadãos italianos destinam à Igreja Católica quando declaram seu imposto de renda.
Os projetos que serão concretamente ajudados pela CEI preveem a construção de casas para as famílias deslocadas da planície de Nínive, a perfuração de poços artesianos em Irbil a serem utilizados pelos refugiados de Mosul e Nínive e ainda servirá para a construção de uma escola para refugiados, também em Irbil.,
O que vai garantir a alimentação necessária para as 13 mil famílias no mês de agosto será, por sua vez, a Caritas italiana que providenciou uma doação de US$ 975 mil para os que estão sob os cuidados da diocese de Dom Bashar Warda.
“Tem uma frase que, desde quando escutei no Iraque alguns meses atrás, não consigo esquecer – disse o Secretário Geral da CEI, Monsenhor Nunzio Galantino:
“‘Já somos perseguidos, não permitam que sejamos também abandonados’. Um compromisso que como Igreja italiana fizemos prontamente nosso, traduzindo-o seja em iniciativas de oração como de solidariedade”. (JSG)
Da Redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticana
Deixe seu comentário