Arquidiocese do México se prepara para Congresso Eucarístico com Jubileu das 40 horas
Cidade do México – México (Quinta-feira, 11-06-2015, Gaudium Press) Após massiva participação dos fiéis na Solenidade de Corpus Christi celebrada no dia 04 deste mês, a Arquidiocese da Cidade do México se prepara para outro grande acontecimento: O Congresso Eucarístico Arquidiocesano que se comemorará no ano de 2016.
Para preparar este grande evento, e envolver as comunidades paroquiais da jurisdição eclesial no grande acontecimento, o Comitê Organizador do Congresso, que ocorrerá pela segunda vez na capital mexicana, apresentou um subsídio que anima a participação do Jubileu das 40 horas de Adoração Eucarística.
“A prática religiosa das ’40 Horas’ consiste em rezar e adorar a Jesus Eucaristia ao menos meia hora por dia para alcançar a indulgência plenária, sempre e quando se cumpram com os demais requisitos que pede a Igreja, quer dizer, comungar e orar pelas intenções do Santo Padre. Se pode obter uma indulgência por dia”, sublinha o Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME) em nota de imprensa sobre a iniciativa.
O objetivo é animar as paróquias, templos, grupos de adoradores e pessoas em geral a somar-se a esta prática para reavivar a devoção a Jesus Eucaristia em vista do Congresso Eucarístico, mas também para preparar o Ano da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco, tudo em torno a uma prática que teve suas origens no século XVI.
“O início e a propagação desta devoção estão marcados por tempos de dificuldade e perseguição contra a Igreja, e surgiu em Milão, Itália, em 1527. Pessoas da altura de São Carlos Borromeo a promoveram, como consta em 1577, data na qual publicou algumas normas para sua realização. Depois, em 1623, o Papa Urbano VIII em sua Encíclica ‘Aeternus rerum Conditor’ pediu a todas as igrejas do mundo a celebração das 40 Horas. O Código de Direito Canônico, no seu cânone 942, aconselha a promoção da dita devoção”, explica a SIAME.
Desde o dia 04, na solenidade de Corpus Christi, começou oficialmente para a Arquidiocese do México a contagem regressiva da abertura do II Congresso Eucarístico da jurisdição eclesial. De acordo com o Padre Pedro Agustín Rivera, coordenador do Congresso, o evento começará oficialmente no dia 07 de junho de 2016, sendo encerrado no dia 11 de junho desse ano em um grande evento no Estádio Azteca.
“Há uma questão providencial, e é que o Congresso Eucarístico ocorrerá em datas como o Jubileu da Misericórdia. O Papa quis dar um matiz muito especial à Misericórdia através do sacramento da reconciliação, e podemos entender que este sacramento nos encaminha até a comunhão com Jesus Cristo, a comunhão plena no sacramento da Eucaristia, de tal maneira que o ano de 2016 será um ano de muita graça para nossa Arquidiocese”, acrescentou o Padre Rivera.
Justamente na semana passada, durante o Corpus Christi, foi dada a conhecer a oração preparatória do Congresso que se rezará especialmente nas paróquias durante o Jubileu das 40 Horas. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário