Relíquia de Santo Antônio de Pádua visitará a Tasmânia, extremo sul da Austrália
Hobart – Austrália (Quarta-feira, 10-06-2015, Gaudium Press) Santo Antônio de Pádua, Doutor da Igreja e um dos principais Santos da Ordem Franciscana, visitará aos seus devotos do outro lado do mundo. Uma relíquia de sua língua será levada no dia 16 de junho até a Tasmânia, Austrália, onde também é amplamente conhecida sua santidade e sua notável intercessão para obter de Deus numerosos favores.
“Santo Antônio é o Santo a quem você ora se perdeu algo, e também foi um grande pregador e obrador de grandes milagres”, recordou à imprensa local Des Mortimer, o leigo que obteve a graça da visita da relíquia. O desejo de levar para a sua terra esta parte do corpo do Santo surgiu durante a visita da relíquia à Inglaterra em 2013. O Sr. Mortimer perguntou se em alguma oportunidade havia levado uma relíquia do Santo à Tasmânia. “Fiz essa pergunta faz 18 meses e no dia 16 de junho a relíquia chegará a Hobart”.
O Padre Angelo Fantasia, que coordena o percurso das relíquias, comentou que a devoção a Santo Antônio de Pádua supera as fronteiras e o Santo é ativamente venerado em muitos lugares. “A cada ano mais de um milhão de peregrinos vão orar em seu túmulo em Pádua, ao norte da Itália”, relatou. “Mas reconhecemos que não é possível para todos ir à Pádua, de forma que estas viagens são uma maneira de aproximar Santo Antônio da comunidade para que possam tocar a relíquia e orar por suas necessidades”.
Desde o início do cristianismo, os fiéis veneraram os restos mortais dos crentes com grande fama de santidade, começando pelos primeiros mártires e estendendo-se a prática aos que demonstravam heroísmo em sua vida de Fé. A veneração das relíquias está na realidade dirigida até Deus, por cujo amor se viveu a santidade ou o martírio que motiva a admiração dos crentes. A Igreja inclui esta forma de culto entre as expressões de piedade popular listadas pelo Catecismo da Igreja Católica e afirma que estes atos “prolongam a vida litúrgica da Igreja”, apesar de não substituírem os Sacramentos.
A relíquia de Santo Antônio de Pádua visitará três paróquias da Tasmânia, onde se celebrarão Missas especiais, além de escolas e asilos de inspiração católica. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário