Faculdade de Curitiba oferece curso sobre Bioética e terminalidade da vida
Curitiba – Paraná (Terça-Feira, 09/06/2015, Gaudium Press) A Faculdade Studium Theologicum, pertencente à Arquidiocese de Curitiba, no Paraná, oferece para o segundo semestre deste ano o curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização em Teologia Moral, com enfoque em Bioética e Terminalidade da vida. A atividade é destinada a candidatos diplomados em cursos de graduação.
O curso tem sua matriz curricular montada para ser concluído em três semestres, com início em agosto de 2015 e término em novembro de 2016, dividido em 11 disciplinas, com 385 horas, mais a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. São 50 vagas disponíveis. As aulas ocorrerão semanalmente aos sábados, em período diurno, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
O objetivo do curso é complementar e aprofundar os conhecimentos acadêmicos e técnico-profissionais em campos específicos do saber e à capacitação técnica, científica ou cultural em novas áreas do conhecimento mediante a formação integral inspirada nos valores éticos e cristãos e no carisma Claretiano que se fazem alinhados aos preceitos da Missão Institucional.
A inscrição deverá ser realizada até o dia 27 de julho pela internet, por meio do site www.claretiano.edu.br, ou pessoalmente na Faculdade, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. A Faculdade Studium Theologicum fica localizada na Avenida Getúlio Vargas, número 1193, no Bairro Rebouças, na capital paranaense.
A faculdade
A Faculdade Claretiana de Teologia Studium Theologicum iniciou suas atividades no ano de 1934, como centro interno de estudos de Filosofia e Teologia da Congregação Claretiana. Mesmo com a intensificação do trabalho missionário na década de 1940, devido a Segunda Guerra Mundial, o colégio da Congregação Claretiana foi desde o início uma realidade presente e atuante no contexto eclesial e social de Curitiba.
Já em 1938, quatro anos após o estabelecimento do Seminário Maior Claretiano em Curitiba, os padres dessa comunidade foram incluídos como catedráticos na Faculdade de Filosofia e Letras do Paraná, dos Irmãos Maristas, germe da futura Universidade Católica.
Em 1962, antes mesmo do início do Concílio Ecumênico Vaticano II, os diferentes cursos de teologia católicos de Curitiba decidiram unir-se numa única instituição, agregando assim professores e alunos, e formando desde então o Studium Theologicum, sob a coordenação e manutenção da Congregação Claretiana, e já então afiliado à Pontifícia Universidade Lateranense de Roma.
No ano de 1975, o Studium passou a estar agregado a então Universidade Católica do Paraná, por solicitação dos bispos das dioceses da região e dos superiores das Congregações Religiosas que mantinham seus estudantes de teologia em Curitiba. Foi esta agregação do Studium como faculdade de teologia que possibilitou mais tarde a obtenção do título de “Pontifícia” por parte da Universidade Católica do Paraná.
Em 1995 foi retomada a afiliação do Studium à Pontifícia Universidade Lateranense de Roma e foi aberto de forma estável o curso noturno de teologia. Em 2005, iniciou-se o processo de reconhecimento do Curso de teologia, matutino e noturno, por parte do MEC, de acordo com a nova legislação brasileira. (FB)
Deixe seu comentário