Gaudium news > Promover as vocações é também tarefa dos leigos, recordam seculares filipinos

Promover as vocações é também tarefa dos leigos, recordam seculares filipinos

Manila – Filipinas (Segunda-feira, 08-06-2015, Gaudium Press) Filipinas registra um aumento de vocações sacerdotais, segundo informou o serviço informativo da Conferência de Bispos Católicos das Filipinas. O aumento para alguns Seminários como o de São Carlos em Manila chega a 13 por cento, mas isto não é um motivo para diminuir a intensidade da oração e o trabalho em favor das vocações. Pelo contrário, é um incentivo para o trabalho ao qual devem somar-se ativamente os leigos.

Promover as vocações é também tarefa dos leigos, recordam seculares filipinos.jpg

“Não lhe deixemos a tarefa de promover as vocações ao nosso clero e religiosos somente”, solicitou o Professor Nestor Limqueco, secular professo da Companhia de Santo Domingo, instituto secular da Arquidiocese de Manila. “Como membros da Igreja, nós estamos também chamados a apoiá-los nesta área”.

As possibilidades de ajuda dos seculares são importantes na motivação vocacional, já que os leigos têm por natureza muito contato com os jovens e responsabilidades claras em sua orientação. “Cada um de nós, pais e mestres mais especialmente, deveríamos expressar cooperação e motivar as mentes jovens a entrar na vida sacerdotal e consagrada”, acrescentou Limqueco.

As palavras devem ser acompanhadas de um reto exemplo de vida: “Se você é um educador cristão, seja o melhor educador cristão que possa ser. Se você é um pai cristão, seja o melhor pai cristão para seus filhos”. Os seculares devem assumir este chamado com urgência nos lugares fora do âmbito natural dos consagrados, já que “temos um desafio maior para o qual responder, já que somos mais visíveis e temos maiores oportunidades de dar testemunho de nossa Fé em meio do mundo”.

O Padre Martin Francisco, missionário religioso em Sierra Madre, somou a possibilidade de testemunho a enorme força de oração que os seculares podem oferecer na busca de vocações. “Temos que orar pelos jovens para que tenham o valor de sair de seus caminhos para amar e estender a misericórdia aos que mais a necessitam”, indicou, “escolhendo a opção de oferecer-se eles mesmos como sacerdotes e pessoas consagradas”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas