Gaudium news > Colômbia prepara marcha em honra ao Sagrado Coração de Jesus

Colômbia prepara marcha em honra ao Sagrado Coração de Jesus

Medellín – Colômbia (Segunda-feira, 08-06-2015, Gaudium Press) No próximo domingo, 14 de junho a Igreja que peregrina em Medellín se prepara para viver mais uma vez a “Marcha da Fé e do Amor” em honra ao Sagrado Coração de Jesus. O evento, que já faz parte da tradição local, vem sendo realizado na cidade colombiana há 129 anos no mês dedicado ao Coração de Jesus.

Colômbia prepara marcha em honra ao Sagrado Coração de Jesus 2.jpg

Sob o lema “Fazei meu coração semelhante ao teu”, a marcha começará a partir das 10h com a participação dos fiéis e representantes das instituições civis da cidade, e com o objetivo de dar testemunho público da vitalidade da Igreja e da missão que ela exerce na sociedade. “É ter a certeza de que quem marcha está ajudando a reconstruir a sociedade ao oferecer uma proposta de vida distinta, desde a experiência do Coração de Jesus”, comenta o Padre Leonardo Martínez, Vigário Episcopal de Pastoral, que foi entrevistado por um meio de comunicação local.

Este ano devido a marcha mudou seu tradicional percurso saindo a partir do Parque Boston, descendo depois pelas Caracas até o Parque Bolívar, para ingressar à Catedral Metropolitana de Medellín, onde às 12h haverá uma celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo de Medellín, Dom Ricardo Tobón Restrepo.

Ao encerrar a marcha, o átrio da Catedral acolherá vários atos, entre eles, a consagração da Polícia, o Exército e da cidade ao Sagrado Coração de Jesus, assim como as honras militares a Nosso Senhor.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus nasceu em 1675 com as revelações que recebeu Santa Margarida Maria Alacoque: “Eis aqui o coração que amou tanto aos homens, que não guardou nada, até extinguir-se e consumar-se para demonstrar-lhes seu amor. E em reconhecimento não recebeu da maioria senão ingratidão”. Ali Jesus lhe revela seu Coração rodeado de chamas e coroado de espinhos, com uma ferida da qual brota seu sangue e emerge uma Cruz.Colômbia prepara marcha em honra ao Sagrado Coração de Jesus 1.jpg

Na Colômbia, especialmente em Medellín, a devoção ao Sacratíssimo Coração de Jesus iniciou graças à Companhia de Jesus através do Apostolado da Oração. A primeira marcha em sua honra realizada ocorreu alguns anos antes da consagração universal ao Sagrado Coração em 1899 pelo Papa Leão XIII, graças ao impulso do jesuíta Zoilo Arjona.

A marcha se tornou oficial na Colômbia no ano de 1902, como ato de agradecimento a Deus pelo fim da Guerra dos Mil Dias, ano no qual o então Arcebispo Primaz, Dom Bernardo Herrera Restrepo, consagrou o país ao Sagrado Coração de Jesus.

“O então Arcebispo de Bogotá, Dom Bernardo Herrera Restrepo, iluminado por una luz interior, viu que a única solução em situação tão desesperada era acudir ao Sagrado Coração de Jesus. Se dirigiu então à Presidência da República e como único meio para conseguir a tão anelada paz, sugeriu ao vice-presidente encarregado, o Doutor José Manuel Marroquín, a Consagração da República ao Sagrado Coração de Jesus e o fazer um voto de construir um templo em sua honra. O presidente encarregado aceitou a sugestão e no dia 22 de junho de 1902, em cerimônia inesquecível, consagrou a República ad Colômbia ao Sagrado Coração de Jesus e pôs a primeira pedra para o templo que é o atual Voto Nacional”, constata documento da Arquidiocese de Bogotá.

Desde então a cidade de Medellín renova ano a ano esta consagração fazendo manifestação pública da Fé com a “Marcha da Fé e do Amor”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas