Colômbia prepara marcha em honra ao Sagrado Coração de Jesus
Medellín – Colômbia (Segunda-feira, 08-06-2015, Gaudium Press) No próximo domingo, 14 de junho a Igreja que peregrina em Medellín se prepara para viver mais uma vez a “Marcha da Fé e do Amor” em honra ao Sagrado Coração de Jesus. O evento, que já faz parte da tradição local, vem sendo realizado na cidade colombiana há 129 anos no mês dedicado ao Coração de Jesus.
Sob o lema “Fazei meu coração semelhante ao teu”, a marcha começará a partir das 10h com a participação dos fiéis e representantes das instituições civis da cidade, e com o objetivo de dar testemunho público da vitalidade da Igreja e da missão que ela exerce na sociedade. “É ter a certeza de que quem marcha está ajudando a reconstruir a sociedade ao oferecer uma proposta de vida distinta, desde a experiência do Coração de Jesus”, comenta o Padre Leonardo Martínez, Vigário Episcopal de Pastoral, que foi entrevistado por um meio de comunicação local.
Este ano devido a marcha mudou seu tradicional percurso saindo a partir do Parque Boston, descendo depois pelas Caracas até o Parque Bolívar, para ingressar à Catedral Metropolitana de Medellín, onde às 12h haverá uma celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo de Medellín, Dom Ricardo Tobón Restrepo.
Ao encerrar a marcha, o átrio da Catedral acolherá vários atos, entre eles, a consagração da Polícia, o Exército e da cidade ao Sagrado Coração de Jesus, assim como as honras militares a Nosso Senhor.
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus nasceu em 1675 com as revelações que recebeu Santa Margarida Maria Alacoque: “Eis aqui o coração que amou tanto aos homens, que não guardou nada, até extinguir-se e consumar-se para demonstrar-lhes seu amor. E em reconhecimento não recebeu da maioria senão ingratidão”. Ali Jesus lhe revela seu Coração rodeado de chamas e coroado de espinhos, com uma ferida da qual brota seu sangue e emerge uma Cruz.
Na Colômbia, especialmente em Medellín, a devoção ao Sacratíssimo Coração de Jesus iniciou graças à Companhia de Jesus através do Apostolado da Oração. A primeira marcha em sua honra realizada ocorreu alguns anos antes da consagração universal ao Sagrado Coração em 1899 pelo Papa Leão XIII, graças ao impulso do jesuíta Zoilo Arjona.
A marcha se tornou oficial na Colômbia no ano de 1902, como ato de agradecimento a Deus pelo fim da Guerra dos Mil Dias, ano no qual o então Arcebispo Primaz, Dom Bernardo Herrera Restrepo, consagrou o país ao Sagrado Coração de Jesus.
“O então Arcebispo de Bogotá, Dom Bernardo Herrera Restrepo, iluminado por una luz interior, viu que a única solução em situação tão desesperada era acudir ao Sagrado Coração de Jesus. Se dirigiu então à Presidência da República e como único meio para conseguir a tão anelada paz, sugeriu ao vice-presidente encarregado, o Doutor José Manuel Marroquín, a Consagração da República ao Sagrado Coração de Jesus e o fazer um voto de construir um templo em sua honra. O presidente encarregado aceitou a sugestão e no dia 22 de junho de 1902, em cerimônia inesquecível, consagrou a República ad Colômbia ao Sagrado Coração de Jesus e pôs a primeira pedra para o templo que é o atual Voto Nacional”, constata documento da Arquidiocese de Bogotá.
Desde então a cidade de Medellín renova ano a ano esta consagração fazendo manifestação pública da Fé com a “Marcha da Fé e do Amor”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário