Gaudium news > Flores da Cunha realiza a 27ª Romaria de Frei Salvador

Flores da Cunha realiza a 27ª Romaria de Frei Salvador

Flores da Cunha – Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 05/06/2015, Gaudium Press) A cidade de Flores da Cunha, no Estado do Rio Grande do Sul, promoveu no dia da Festa de Corpus Christi, 4 de junho, outra significativa expressão de fé para a região: a 27ª Romaria de Frei Salvador. O percurso, de aproximadamente dois quilômetros até o Eremitério Frei Salvador, teve início às 13h30, e contou com a participação de cerca de 9 mil pessoas.

Vale lembrar que no Ano da Vida Consagrada, decretado pelo Papa Francisco, o evento contou com a participação de vários jovens que se preparam para a vida religiosa capuchinha, entre eles, quatro haitianos e dois da República Dominicana.

Durante a caminhada, foram realizadas duas paradas, uma em frente ao Mosteiro das Irmãs Clarissas, onde vivem dez irmãs. Na ocasião, as religiosas falaram sobre vocação, cantaram e acenaram para o público. Diante do cemitério, houve um momento de silêncio. No local, em 1972, Frei Salvador foi sepultado. Anos mais tarde, deu-se início as romarias. Os restos mortais do frei se encontram no interior da igreja matriz de Flores da Cunha.

Na prática, os devotos cantaram e rezaram até o Eremitério, onde foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo vice-provincial dos Capuchinhos, Frei Nilmar Carlos Gatto, pelo provincial Frei Cleonir Dalbosco, pelos Bispos eméritos de Uruguaiana (RS) e de Joaçaba (SC), Dom Ângelo Salvador e Dom Osório Bebber, respectivamente, e diversos outros freis e padres, entre eles, os primos do Frei Salvador, Avelino Pinzetta e Álvaro Pinzetta.

No encerramento do evento, foram abençoadas e distribuídas mudas de hortifrutigranjeiros, fruteiras, árvores nativas e pãezinhos, relembrando a prática de vida do Frei Salvador.

Os organizadores da romaria destacam que a escolha por realizar a atividade no dia de Corpus Christi se deu por três motivos: pelo Frei Salvador ter sido um excepcional devoto da Eucaristia; por ele ter morrido na véspera da festa; e por ter sido o primeiro Ministro Extraordinário da Eucaristia da Paróquia de Flores da Cunha, nomeado em 1970.

Frei Salvador

Hermínio Pinzetta, nasceu em 29 de julho de 1911, natural de Evangelista, município de Casca, no Rio Grande do Sul. Desde criança foi um cristão exemplar, rezava, participava das missas todos os domingos e trabalhava na roça. Aos 32 anos, o pároco da sua comunidade, por avaliar que o rapaz tinha vocação religiosa sugeriu que entrasse para o Seminário dos Freis Capuchinhos, em Marau.

Ele teve passagens breves por Flores da Cunha e Garibaldi, retornando já como Leigo Professo da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos para o Convento de Flores da Cunha, em 1948, onde permaneceu até o fim da vida, em 31 de maio de 1972. Levava uma vida humilde e tinha como principais características a fé, caridade, oração e trabalho.

Era conhecido por distribuir sementes e mudas para os vizinhos e conhecidos da cidade. No interior, era aguardado com expectativa na época da colheita da uva, pois costumava passar na colônia com uma carreta para apanhar uvas para a produção do vinho, que ele próprio ajudava a produzir, para ser consumido nas missas.

Eremitério de Frei Salvador

O Eremitério de Frei Salvador, em meio à natureza, era o local que ele costumava rezar todos os dias diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima. O local recebeu várias melhorias, entre elas, a cobertura da estátua de Nossa Senhora, a escadaria e a construção da igreja, totalmente em pedra. Todo segundo domingo do mês, às 15h, é celebrada uma missa no local.

Romaria de Frei Salvador

A primeira romaria ocorreu em 1989, 17 anos depois da morte de Frei Salvador. No início, a caminhada ocorria da igreja matriz até o cemitério, onde na época estava sepultado os restos mortais. Dois anos depois, o trajeto foi estendido até o Eremitério Frei Salvador. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas