Gaudium news > Arcebispo preside missa votiva por seminaristas do Recife

Arcebispo preside missa votiva por seminaristas do Recife

Recife – Pernambuco (Sexta-feira, 05-06-2015, Gaudium Press) Em Recife, o Seminário Nossa Senhora da Graça, centro de formação destinado a seminaristas, passará por reformas estruturais durante tempo indeterminado. Sendo assim, os religiosos que eram mantidos tiveram que se despedir do local. Para isso, foi feito na manhã desta sexta-feira, 5 de junho, uma Missa dedicada as vocações, presidida pelo Arcebispo Dom Fernando Saburido.

seminário.jpg

Ao todo, estiveram presentes na cerimônia mais de 60 seminaristas e padres residentes no Seminário, além de familiares dos religiosos, no pátio externo da igreja.

Visivelmente emocionados por todas as experiências que vivenciaram e pelas boas recordações, os seminaristas agradeceram pelo período que estudaram no local.

“Esta é uma missa votiva”, lembrou o arcebispo. “Rezamos pelas vocações e agradecemos por tantos sacerdotes que já passaram por aqui desde 1800, quando começou o seminário.”

Segundo Dom Saburido, “a interdição está sendo muito difícil para todos nós”, porém, “vamos apelar para que o quanto antes esse prédio seja restaurado”.

Considerado um dos mais antigos dos seminaristas residentes no centro de formação, Charles Araújo destacou que “o sentimento é de tristeza e esperança ao mesmo tempo”.

“Achei que completaria todos os estudos aqui no seminário. Mas torço para que ele seja restaurado rapidamente. Talvez, eu não volte mais, mas espero que os demais e os novos vocacionados possam morar aqui novamente”, explicou.

A interdição

No último dia 28 de maio ocorreu a interdição do Seminário Nossa Senhora da Graça, após diversas visitas técnicas realizadas a pedido da arquidiocese por recomendação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Conforme informações da secretária de Defesa Civil de Olinda, Kátia Marsol, o conjunto arquitetônico possui sérios problemas estruturais, e sendo assim, a interdição viria a fim de evitar futuros acidentes.

A história religiosa do Estado está diretamente relacionada as paredes do conjunto arquitetônico que guardam importantes capítulos de tempos anteriores. Vale ressaltar ainda que o seminário foi um dos quartéis generais da Revolução Pernambucana de 1817. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas