Gaudium news > Valência, Espanha, monta monumental tapete floral por ocasião da Festa de Corpus Christi

Valência, Espanha, monta monumental tapete floral por ocasião da Festa de Corpus Christi

Valência – Espanha (Sexta-feira, 05-06-2015, Gaudium Press) Todos os anos em Valência (Espanha), quando chega a Solenidade de Corpus Christi, é realizado um tapete monumental no qual se imortaliza alguma narração bíblica, personagens da cristandade, objetos de devoção, ou fatos importantes para a Igreja Católica local ou universal, e neste ano de 2015 não foi diferente. Na última quinta-feira, 05 de junho foi instalado o tapete que representou uma cena da procissão do Corpo e Sangue de Cristo que é celebrado anualmente a partir da Porta dos Apóstolos da Catedral valenciana e percorre as ruas do centro da cidade.

Val_ncia, Espanha, monta monumental tapete floral por ocasi_o da Festa de Corpus Christi 1.jpg

A imensa e colorida obra, que foi instalada na Praça da Virgem, incluiu na parte inferior central um belo desenho representando o Santo Cálice, o mesmo que se venera na Catedral de Valência e do qual se diz que foi utilizado por Jesus quando instituiu a Eucaristia na Última Ceia.

Para a composição de toda a obra foram utilizados 100 quilos de flores. A construção do tapete ficou sob a responsabilidade da empresa Decourba com o trabalho de uma equipe constituída por 30 pessoas.

No ano passado o Santo Cálice foi o protagonista do tapete floral para Corpus Christi. Este representava ao Graal com uma forma consagrada que era sustentada por anjos e no fundo se apreciava a silhueta de Valência. Para a ocasião foram utilizados 150 quilos de flores.

Além do imenso tapete, a Arquidiocese de Valência também preparou a saída processional da Custódia Monumental, considerada a maior do mundo, já que mede mais de 4 metros de altura, sem contar seu andor, e possui 600 quilos de prata e 8 de ouro. A Custódia, que pertence à Catedral de Valência, é obra do ourives valenciano Francisco Pajarón Suay, que a realizou como oferta do povo valenciano em desagravo pelas ofensas ao Santíssimo Sacramento durante a perseguição religiosa que viveu a Espanha em 1936. O autor demorou 14 anos para concluir a obra, começando seu trabalho em 1940.

Val_ncia, Espanha, monta monumental tapete floral por ocasi_o da Festa de Corpus Christi 2.jpg

A procissão ocorrerá no próximo domingo, 07 de junho, quando a Arquidiocese celebrar a solenidade de Corpus Christi. O caminho processional, que partirá a partir da Porta dos Apóstolos da Catedral, começará às 19h e se desenvolverá pelo centro de Valência.

Neste dia o Cardeal Antonio Cañizares, Arcebispo da cidade, presidirá às 10h30 a solene Missa pontifical na Catedral.

A festa do Corpo e Sangue de Cristo em Valência tem suas origens no século XIII, sendo depois introduzida a procissão Eucarística por Dom Hugo de Fenollet, que converteu Valência na segunda cidade espanhola, após Barcelona, ao realizar um percurso processional para venerar a Jesus Sacramentado. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas