Procissão de Corpus Christi, em Roma, terá a presença do Papa Francisco
Roma – (Quarta-feira, 03/06/2015, Gaudium Press) – Por volta das 19 horas da tarde de quinta-feira, por ocasião da Solenidade do Corpo e do Sangue de Cristo, o Papa Francisco deverá ir, com o tem feito a cada ano, até a Basílica de São João de Latrão, catedral de Roma.
Ali ele celebrará a Santa Missa e depois presidirá a tradicional procissão que se deslocará ao longo da Avenida Merulana até a Basílica de Santa Maria Maior onde dará a bênção com o Santíssimo Sacramento.
Conhecida também como Festa do Corpo de Deus, esta solenidade foi celebrada pela primeira vez em Liège, em 1247 para honrar o Santíssimo Sacramento.
Alguns anos mais tarde, Urbano IV a instituiu como solenidade para o mundo todo.
A procissão da Festa do Corpo de Deus foi relançada em Roma por João Paulo II, em 1979.
É um acontecimento muito popular que leva à rua uma multidão impressionante de fiéis.
O Ostensório é levado com o Santíssimo exposto e fica em um lugar próprio, em um veículo especial: o cortejo precedido por numerosas confrarias e do clero romano se dirige para a Basílica Santa Maria Maior.
O Papa acompanha o cortejo de joelhos em um genuflexório que fica atrás do Ostensório com o Santíssimo.
No ano passado, para economiza suas forças, o Papa Francisco preferiu desistir de seguir o longo trajeto que dura uma hora.
Após a missa, ele permanece na praça, antes de tomar uma condução.
Em sua homilia ele pede a Cristo que nos defenda da tentação da fome moderna: dinheiro, sucesso, vaidade, poder e orgulho. (JSG)
Deixe seu comentário