Gaudium news > Para dom Orani, ‘Caritas in Veritate’ conclui que o homem não consegue caminhar nem se autoconhecer sem a presença de Deus

Para dom Orani, ‘Caritas in Veritate’ conclui que o homem não consegue caminhar nem se autoconhecer sem a presença de Deus

Rio de Janeiro (Segunda, 10-08-2009, Gaudium Press) Depois de duas análises parciais da última encíclica do Papa Bento XVI, ‘Caritas in Veritate’, o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta concluiu nesta semana sua análise sobre o documento pontifício publicado em julho pelo Vaticano. O texto do arcebispo está no site oficial da arquidiocese do Rio de Janeiro.

“Ao concluirmos esse breve exame desta magnífica Encíclica, (…) desejo que a mesma seja objeto de transformação de nossa sociedade e possa influenciar não só uma mudança de mentalidade de cada um em particular, como possa influenciar nossos políticos a adotarem política de desenvolvimento, que não descuide das verdades expostas por sua Santidade, Bento XVI, de que a caridade (o amor) deve ser iluminada pela verdade, e esta pelo amor”, afirma dom Orani.

Para o prelado, a encíclica conclui que sem Deus o homem ‘não sabe caminhar e nem consegue entender a si mesmo’ o que conclama todos para ‘um humanismo integral’.

“Diante da vastidão do trabalho a realizar, somos apoiados pela fé na presença de Deus junto daqueles que se unem no Seu nome e trabalham pela justiça”.

Além das frases do pontífice, dom Orani ainda alude ao Papa Paulo VI, que teria dito em uma de suas encíclicas (Popolorum Progressio) que ‘o homem não é capaz de gerir sozinho o próprio progresso porque não pode por si mesmo fundar um verdadeiro humanismo. Somente se pensarmos que somos chamados (…) é que seremos capazes de produzir um novo pensamento’.

O arcebispo também ressalta, no texto, que o próximo passo da arquidiocese será ler ‘integralmente’ a encíclica para depois ‘descobrir e discernir os caminhos para o nosso trabalho social’.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas