Assembleia Geral das Obras Missionárias Pontifícias se reúnem no Vaticano
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 01-06-2015, Gaudium Press) Iniciou-se nesta segunda-feira, 1º de junho a Assembleia Geral Anual das Obras Missionárias Pontifícias (OMP), que irá até o próximo sábado, 06 de junho. A reunião, que se realiza na Casa de Retiro dos Salesianos em Roma, se divide em dois, a Sessão Pastoral e a Sessão Ordinária. Encontram-se em Assembleia os Diretores das OMP de todos os continentes, o Presidente e os Secretários Gerais das quatro obras que compõem as Obras Missionárias Pontifícias.
Os trabalhos da Assembleia foram abertos pelo Cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos e o Arcebispo Protase Rugambwa, Secretário adjunto da mesma Congregação e Presidente das OMP. A sessão será dedicada ao tema pastoral “Como sustentar a missão universal de hoje e de amanhã” e terá como palestrante ao Cardeal Orlando Quevedo, Arcebispo de Cotabato. No dia 04 de junho se iniciará a Sessão Ordinária da Assembleia, na qual os secretários-gerais das quatro Obras Missionárias Pontifícias apresentarão o relatório do ano passado, as previsões do balanço e as solicitações de subsídios aos diferentes projetos que foram recebidos.
Depois será a ocasião para a intervenção individual do Secretário Geral da Obra Pontifícia da Propagação da Fé, o Padre Ryszard Szmydki, OMI; seguido pelo Padre Fernando Domingues, MCCJ, Secretário Geral da Obra Pontifícia de São Pedro Apóstolo; após ele a Dra. J. Baptistine Ralamboarison, Secretária Geral da Obra Pontifícia da Infância Missionária e por último o Padre Vito Del Prete, Secretário Geral da Pontifícia União Missionária, assim como o Diretor do CIAM e da Agência Fides.
Após as palestras seguirão as intervenções dos presentes, a discussão em aula e a aprovação dos projetos. A última palestra será realizada por Dom Silvano Rossi, Encarregado da Administração.
Na próxima sexta-feira, 05 de junho, o Santo Padre Francisco receberá em audiência aos participantes na Assembleia. O discurso de encerramento do Presidente das OMP, Dom Rugambwa, encerrará os trabalhos no sábado, 06 de junho. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário