Gaudium news > Audiência Geral: Papa ressalta importância do noivado

Audiência Geral: Papa ressalta importância do noivado

Cidade do Vaticano – (Quarta-feira, 27-05-2015, Gaudium Press) – Na Audiência Geral desta quarta-feira, 27/05, o Papa Francisco continuou sua catequese sobre a família.

Audiência Geral, Papa ressalta importância do noivado.jpg

O Pontífice tratou do tempo do noivado que foi definido por ele como um “belo trabalho sobre o amor”, um tempo de conhecimento recíproco e de partilha de um projeto: de um caminho. Um momento no qual, aos poucos, o homem aprende o que é a mulher, entendendo uma mulher concreta; e a mulher aprende o que é o homem, aprendendo este homem concreto.

Não se deve desvalorizar a importância desta época de aprendizagem, uma vez que o noivado não é somente uma felicidade descomprometida ou uma emoção encantada. E assim que pensa Francisco, que disse mais:

“A aliança de amor entre o homem e a mulher para toda a vida não se improvisa, não se faz de um dia para outro, não existe o ‘matrimônio express’: é preciso trabalhar, caminhar. A aliança aprende-se e aperfeiçoa-se. É uma aliança artesanal. Fazer de duas vidas uma só vida é também um milagre da liberdade e do coração, confiado à fé.”

. “Não há esperança para a confiança e a fidelidade do dom de si, se prevalece o hábito de consumir o amor como uma espécie de ‘integrador’ do bem-estar psicofísico. Isso não é amor!”, foi a advertência do Papa para quem pretende tudo e já, pois, segundo ele, quem assim deseja, cede também imediatamente diante da primeira dificuldade ou ocasião.

O Pontífice prosseguiu ressaltando que o noivado é um percurso de vida que deve amadurecer, como a fruta. É um caminho de amadurecimento no amor até que se torne matrimônio.

E ensinou: “O noivado põe à prova a vontade de guardar algo que nunca deverá ser comprado ou vendido, atraiçoado ou abandonado por mais atraente que possa ser a oferta.”

Sobre os Cursos de Preparação para o casamento, Francisco encontrou oportunidade para enaltece-los, já que muitos casais imaginam serem eles inúteis. Mas, na verdade, eles são ocasião – muitas vezes única – para uma reflexão sobre o casamento em termos não banais. E afirmou que muitos que assim pensavam não mais têm esses Cursos de Preparação em conta de uma coisa inútil, pois depois de os frequentarem ficaram agradecidos porque, de fato, encontraram ali a uma justificativa sublime para a vida que deverão abraçar.

“O noivado deve ser reavaliado”, destacou o Santo Padre: apesar de ambos os noivos se encontrarem há muito tempo ou até conviverem, na verdade, muitas vezes não se conhecem.

Por isso Francisco recordou que na Bíblia o casal pode redescobrir momentos fundamentais para a vida de um católico, como a oração e os sacramentos, de modo a preparar a celebração do matrimônio de maneira cristã, e não mundana.

“O período do noivado pode se tornar realmente um tempo de iniciação à surpresa dos dons espirituais com os quais o Senhor, através da Igreja, enriquece o horizonte da nova família que se dispõe a viver na sua bênção.” Por isso o Papa aconselhou que os jovens casais não queimem as etapas do percurso, pois, ele deve ser de amadurecimento, passo a passo.

Finalizando, Francisco pediu aos presentes que rezassem uma “Ave-Maria” por todos os noivos. Que Maria dê-lhes a compreensão e entendimento da beleza deste caminho rumo ao matrimônio. (JSG)

Da Redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas