Diocese piauiense promove Romaria diocesana a cidade de Juazeiro do Norte
Picos – Piauí (Quarta-feira, 27-05-2015, Gaudium Press) Nos 40 anos de instalação, a Diocese de Picos, no Piauí, comemorou seu Ano Jubilar ao realizar neste sábado, 23 de maio, a sua primeira Romaria Diocesana a cidade cearense de Juazeiro do Norte.
Nesta ocasião, mais de 2 mil pessoas estiveram presentes do evento, que contou com visitas ao Santuário de Nossa Senhora das Dores, à estátua do Padre Cícero Romão Batista e ao Casarão do Horto.
Em seguida, a multidão prosseguiu em caminhada até a igreja Senhor Bom Jesus do Horto. Lá, foram recebidos pelo bispo de Crato, Dom Fernando Panico.
O bispo de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, acredita que a romaria ficará marcada na história da diocese. “Esse é mais um marco na história de nossa diocese, não só os que aqui estiveram, mas os que acompanharam pela Rádio, passo a passo da romaria, são testemunhas desse momento encantador, cheio da graça de Deus”, avaliou.
Presente na caminhada, o primeiro bispo de Picos e atualmente, emérito de Floriano, no Piauí, Dom Augusto Alves da Rocha, lembrou a atuação no começo da história da diocese. “Fico feliz em estar aqui também hoje, neste dia, recordando o início de uma caminhada como diocese. São quarenta anos de caminhada que merecem mais atenção ainda para disseminar a fé nos dias de hoje”.
Por sua vez, Dom Fernando Panico destacou a unidade dos romeiros. “Agradeço à diocese de Picos que quis comemorar seu jubileu com esse sinal belíssimo, que é bíblico, de um povo que sai do seu lugar e responde um chamado através do encontro com o outro”, disse.
Após a Romaria, foi celebrada uma Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora das Dores.
Jubileu de 40 anos de instalação da Diocese de Picos
No dia 21 de setembro de 2014, as festividades pelo Ano Jubilar da Diocese de Picos tiveram início, com base na temática “Ser Igreja, comunidade de comunidades, indo a todos e envolvendo a todos” e no lema “Todos abraçavam a fé e viviam unidos” (At 2, 44).
Desta forma, o bispado pretende incentivar a comunhão entre as comunidades e paróquias, atendendo assim aos “apelos e urgências da evangelização”.
No dia em que os fiéis comemorarão os 40 anos de instalação da diocese, em 21 de setembro deste ano, deverá ser feita uma Santa Missa campal, na praça da matriz, presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello.
Neste dia, a cerimônia pretende contar com a participação de autoridades eclesiásticas do regional Nordeste 4 da CNBB, bem como de outros regionais, além de seminaristas, religiosas e leigos. (LMI)
Deixe seu comentário