Juventude paulista recebe Sacramento do Crisma na solenidade de Pentecostes
São Paulo (Terça-feira, 26-05-2015, Gaudium Press) O Sacramento da Confirmação, o Crisma, um dos passos da iniciação cristã, é um dos momentos mais importantes na vida do jovem católico, uma vez que o “sim” do Batismo agora é confirmado com o batismo no Espírito Santo, sendo esse o sinal do amadurecimento da Fé, ainda na fase da adolescência.
Neste domingo, 24 de maio, jovens das paróquias e comunidades da Arquidiocese de São Paulo participaram da celebração da solenidade de Pentecostes na Catedral da Sé, sendo a Santa Missa presidida pelo bispo auxiliar e vigário-geral, Dom Edmar Peron.
Em sua homilia, Dom Edmar lembrou a juventude que “nossas portas não estão fechadas, mas pode acontecer que tenhamos medo da evangelização”, e portanto, “celebramos a vinda do Espirito Santo que nos faz Igreja em São Paulo e nos envia em missão”.
E assim como os apóstolos, prosseguiu, os jovens devem perder o medo de sair em missão. “Ir à rua para evangelizar não é somente o desejo do Papa Francisco, também é o nosso desejo, poder chegar aos jovens com a linguagem dos jovens. Ninguém sabe melhor a linguagem dos jovens do que vocês, jovens e adolescentes, que conhecem o jeito de evangelizar, são criativos têm ideais, desejam mostrar Cristo às outras pessoas. É preciso, então, deixar que Cristo vença os nossos medos, que vão colocando barreiras. Muitas vezes, somos nós que nos encontramos reunidos a portas fechadas, esperando que nos venha o sopro de Deus que nos envia”, exortou.
Em seguida, Dom Peron recordou a exortação apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, afirmando que a “alegria do Evangelho é jovem”, contudo, a alegria só pode haver com um encontro com Jesus. “Por isso, os discípulos, medrosos, ficam alegres porque encontraram Jesus vivo no meio deles e se enchem de alegria”.
Concluindo a cerimônia, inspirados no testemunho dos apóstolos em Pentecostes, a juventude teve a oportunidade de vivenciar a experiência do Sacramento do Crisma.
Em uma iniciativa da “Intervenção Católica -uma Igreja em saída”, organizado por movimentos e novas comunidades da Arquidiocese, os jovens seguiram para fora da catedral para uma ação evangelizadora em frente à Catedral da Sé. (LMI)
Deixe seu comentário