Concluída a restauração dos vitrais da Sainte-Chapelle de Paris, joia do estilo gótico
Paris – França (Sexta-feira, 22-05-2015, Gaudium Press) A Sainte-Chapelle de Paris é um dos mais majestosos templos da França, e pode ser visto agora “como você não a viu nunca”, segundo o Centro de Monumentos Nacionais da França. O templo, composto praticamente todo por surpreendentes vitrais, concluiu um processo de restauração de sete anos de duração por ocasião dos 800 anos de seu criador, São Luis, Rei de França.
Apesar de que o trabalho deveria ser concluído em dezembro de 2014, sua entrega foi proposta para a primavera deste ano “para integrar as últimas contribuições das investigações científicas”, que segundo o Centro de Monumentos Nacionais permitem recuperar o brilho original dos cristais e melhorar a visibilidade de suas figuras.
O templo é qualificado como Obra Mestra do Gótico Superior, e foi construído entre os anos 1242 e 1248 com a maior magnificência possível para albergar relíquias da Paixão de Jesus Cristo, que incluem a Coroa de Espinhos. Os vitrais representam personagens e cenas da Sagrada Escritura.
Os trabalhos de restauração começaram em 2008 com as figuras de São João Evangelista e a Infância de Cristo, Isaías e o Tronco de Jesé e o Livro do Juízo até 2010. Depois se restauraram os vitrais do Livro de Josué e do Livro dos Números até 2013 e o Êxodo e o Gêneses até 2014. A peça final a ser restaurada foi a Rosácea.
Desta forma, a Sainte-Chapelle recupera o brilho e esplendor originais e recorda a luz de uma época de glória na arquitetura sacra. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário