Gaudium news > 37ª Romaria ao Santuário da Gruta em cidade gaúcha

37ª Romaria ao Santuário da Gruta em cidade gaúcha

Dom Pedro de Alcântara – Rio Grande do Sul (Quinta-Feira, 21/05/2015, Gaudium Press) No último dia do mês, 31 de maio, acontecerá a 37ª edição da Romaria à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, localizada na cidade de Dom Pedro de Alcântara, na divisa entre o litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul e o litoral Sul do Estado de Santa Catarina.

Incluído no roteiro religioso da regiçao, o local recebe fiéis vindos de diversas cidades gaúchas, que lotam o santuário em devoção à Santa. No dia da festa, serão realizadas Missa Festivas às 8h e 10h. Mais tarde, às 14h, haverá a oração do Terço Mariano. A partir das 15h, acontecerá um show com a banda Dádiva Divina.

A cada ano o santuário recebe melhorias na sua estrutura para melhora acolher os fiéis. O templo conta com banheiros masculinos, femininos e para cadeirantes, lavatório para pés, espaço com cozinha para fazer lanches e calçamento da entrada até o restaurante. O prédio do restaurante, que antes era utilizado como salão, foi construído em 2007 e desde outubro de 2014 está aberto todos os domingos, sendo que às 11h é celebrada missa.

No dia 7 de junho, uma semana depois da romaria, ocorrerá a 10ª Romaria dos Motociclistas, com Celebração Eucarística, às 11h. Na semana seguinte, no dia 14 de junho, será realizada a 9ª Cavalgada da fé, com Missa Crioula, às 11h.

Santuário da Gruta Nossa Senhora de Lourdes

De acordo com a assessoria de comunicação da Diocese de Osório, a gruta foi descoberta há 60 anos, e no alto do morro, encravado numa rocha, foi colocada a imagem da Santa. Em fevereiro de 1950, o Santuário foi inaugurado, e nesse começo a comunidade local se reunia para rezar e pedir graças, de modo especial pela saúde. Ao passar dos anos, o local começou a ganhar devotos dos mais variados lugares e, hoje, é um ponto de encontro e de devoção de milhares de romeiros.

Esculpida pelas águas do mar, a Gruta era visitada por jovens imigrantes da Colônia São Pedro, que escalavam o morro para chegar até ela e de lá poder contemplar a paisagem. Num desses passeios os jovens encontraram uma pequena imagem de Nossa Senhora de Lourdes. E assim, com a aprovação e autorização do então bispo de Caxias do Sul, Dom José Bárea, a imagem da santa foi colocada na Gruta. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas