Igreja carioca comemora 49º Dia Mundial das Comunicações
Rio de Janeiro (Segunda-feira, 18-05-2015, Gaudium Press) Os comunicadores da Arquidiocese do Rio de Janeiro participaram de uma reunião neste sábado, 16, na Paróquia Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado, para celebrar o 49º Dia Mundial das Comunicações, que tem como tema “Família comunicadora: novos desafios e perspectivas”.
A diretora presidente da Signis Brasil e mestra e doutora em Ciências da Comunicação pela USP, Helena Corazza, fez a primeira colocação do evento, apresentando um panorama geral das mensagens para o Dia Mundial das Comunicações, desde 2009, escritas pelos papas Bento XVI e Francisco.
Segundo a Irmã Helena Corazza, o Papa Francisco é considerado o papa do “encontro” e da “proximidade”, pois deseja destacar o processo comunicacional a partir da família.
Logo depois, o vigário episcopal para a Comunicação e Cultura, Cônego Marcos William, comentou os desafios e perspectivas para o “hoje” da Igreja local no campo da comunicação:
“Temos a responsabilidade de estar no mundo de forma diferente. O mundo é nosso destinatário e o católico não está excluído disso e deve estar nas mais diferentes realidades”, disse.
A cerimônia foi encerrada com uma Santa Missa e Adoração Eucarística e Santa Missa presidida pelo Cardeal Arcebispo Dom Orani João Tempesta, que em sua homilia, lembrou que a comemoração do Dia Mundial da Comunicação foi instituída pelo Concílio Vaticano II, com o Decreto Inter Mirifica, em 1963.
Na ocasião, o purpurado pediu para que cada participante refletisse sobre seu papel de comunicador, se estão espalhando a Boa Notícia com a própria vida, mesmo em meio a tantas informações de morte e sofrimento que cercam o mundo.
“Que nossa vida seja diferente da de um profissional de comunicação. Além de comunicar, somos chamados a viver a mensagem da Boa Nova e do Cristo Ressuscitado que nós mesmos anunciamos, através dos meios à nossa disposição”, concluiu. (LMI)
Deixe seu comentário