Se celebrará na Inglaterra 900 anos da dedicação da Abadia de Colchester
Londres – Inglaterra (Terça-feira, 12-05-2015, Gaudium Press) A quarta maior abadia da Inglaterra, a Abadia de Colchester, marcada pelo heroico testemunho do Beato John Beche, último abade da mesma, completará no próximo dia 22 de maio os 900 anos de sua dedicação. O acontecimento será comemorado por Dom Alan Williams, Bispo de Brentwood, que se unirá a representantes de diversas ordens e instituições católicas e civis em um ato solene.
Apesar de que a entrada da Abadia seja o único edifício que se mantêm de pé dos que originalmente constituíram o mosteiro, sua beleza recorda o esplendor do mesmo e sua importância como bastião de resistência da Igreja durante a Dissolução decretada pelo rei Henrique VIII ao separar-se da religião católica. A Abadia foi o centro do desenvolvimento da comunidade local na Idade Média e chegou ainda a ser uma notável obra de arquitetura.
A Abadia foi fundada em 1095 pelo alto mordomo de William O Conquistador, Eudo Dapifer, e se fez notável de imediato, mantendo seu esplendor inclusive após um grave incêndio em 1133. O edifício de entrada foi acrescentado como segurança após umas revoltas ocorridas em 1381 e o mosteiro continuou sua vida com normalidade até 1534, quando o Rei Henrique VIII se declarou cabeça da igreja da Inglaterra, ato que motivou a objeção do Abade John Beche, que manteve uma relação de amizade com São Tomás Morus e São John Fischer, ambos mártires por desacatar a ordem real e permanecer fiéis à Igreja.
No ano de 1538, Henrique VIII dispôs a expropriação da Abadia de Colchester, ao qual se negou categoricamente o Abade Beche, que foi preso e confinado na Torre de Londres sob a acusação de traição. Foi inicialmente liberado mas ao reportar-se às autoridades que o Abade continuava pregando contra a política religiosa do rei e louvando as qualidades dos já mártires São Tomás Morus e São John Fischer, foi preso novamente em Colchester, sendo julgado e executado em 1539. O Abade não negou as acusações nem optou por defender-se no último juízo. Foi beatificado pelo Papa Leão XIII em 1895.
A entrada da Abadia, único edifício atual, foi protegida pelo Colchester Catholic Heritage Group, que arrecadou fundos e obteve permissões para seu uso. Desta maneira se obteve a celebração da primeira Missa desde o martírio do Beato John Beche na Abadia no dia 1º de dezembro de 2012 e a instalação de uma placa comemorativa de seu martírio. O aniversário será a oportunidade de apreciar as decorações arquitetônicas recentemente descobertas na entrada da Abadia e vários objetos da época anterior à dissolução. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário