Diocese de Campos, no Rio de Janeiro, promove Pastoral da Cidadania
Campos – Rio de Janeiro (Sexta-feira, 08-05-2015, Gaudium Press) Na Diocese de Campos, no Rio de Janeiro, os paroquianos e representantes de comunidades locais promoverão a criação da Pastoral da Cidadania, neste sábado, 9 de maio, no Centro Diocesano de Pastoral, a fim de direcionar e preparar a Comissão Diocesana.
Solicitada pelo bispo diocesano, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, a Pastoral da Cidadania contará com a participação dos leigos para a formação de um projeto com o propósito de conscientizar os católicos acerca de temas de grande importantes propostas no Evangelho, em meio ao programa nacional da CNBB.
Conforme explicou Dom Roberto, a Pastoral da Cidadania será como uma espécie de janela entre a Igreja e a Sociedade para capacitar líderes cristãos a se colocarem a serviço da transformação social, assim como da defesa do bem comum.
A intenção da Pastoral não se restringe em somente formar lideranças para os cargos representativos, “mas habilitar todos os cristãos a renovarem o tecido social com o associativismo nos diversos âmbitos, fortalecendo a sociedade civil e integrando e articulando os conselhos Paritários”.
Além disso, o prelado destacou que entre os projetos desta iniciativa está o de fundar um Escola do Bem Comum e Cidadania em Campos.
“Consideramos a Pastoral da Cidadania uma resposta inspirada e profética que se propõe ao resgate da ética na política e a formação de novas lideranças e um jeito novo de fazer política, a partir do bem comum de participação e do controle popular”, concluiu. (LMI)
Deixe seu comentário