Arcebispo mineiro realiza seminário sobre tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais
Mariana – Minas Gerais (Quinta-feira, 07-05-2015, Gaudium Press) Durante o encontro de comunicadores, organizado pelo Departamento Arquidiocesano de Comunicação, o Arcebispo de Mariana, em Minas Gerais, Dom Geraldo Lyrio Rocha, realizará um seminário com base na temática do Dia Mundial das Comunicações Sociais, “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”.
O evento, que também promoverá uma reflexão sobre comunicação e Igreja, ocorrerá nesse sábado, 09, no Salão Paroquial da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no município mineiro de Congonhas.
O intuito do encontro será de promover a comunhão em favor de uma comunicação com base nas diretrizes do bem comum, da verdade, da ética, da transparência e dos valores humanos e cristãos.
O diretor do Departamento de Comunicação da Arquidiocese de Mariana, Padre Paulo Barbosa, acredita que a Igreja mineira tem contribuído à comunicação oferecendo uma relevante valorização.
“O encontro visa o fortalecimento dos comunicadores pastorais, mas também mostrar a presença da Igreja na sociedade. Por esta razão, são também convidados representantes da comunicação da sociedade como um todo”, explicou.
Aproximadamente centenas de comunicadores que atuam na área de imprensa, rádios, secretarias municipais, televisão e nas pastorais de comunicação das paroquiais situadas nas cidades que formam a Arquidiocese de Mariana devem participar da reunião, que tratará da importância de discutir a comunicação na Igreja e na sociedade:
“Vemos, hoje, como a comunicação se tornou cada vez mais próxima das pessoas, do mundo virtual e real. Nada se faz sem comunicação nos tempos hodiernos. A Igreja não pode se eximir de sua comunicação. Muito se exige de uma comunicação libertadora, profética, mas também humanizante que auxilie no encontro, na comunhão, como pede o Papa Francisco”, ressaltou.
O sacerdote concluiu ao dizer que “na Igreja, pela Igreja e com a Igreja deve-se levar ao homem e a mulher de hoje uma proposta que lhes dê sentido de vida, de encontro, de comunhão, reciprocidade e uma existência pautada nos valores cristãos e evangélicos. A Igreja tem muito a contribuir para com a sociedade através de sua comunicação evangelizadora. Esperamos muito deste encontro que será com a própria Arquidiocese e da Igreja com a sociedade humana”. (LMI)
Deixe seu comentário