Gaudium news > Bispo de diocese catarinense analisa o papel dos leigos na Igreja e na sociedade

Bispo de diocese catarinense analisa o papel dos leigos na Igreja e na sociedade

Caçador – Santa Catarina (Quarta-feira, 06-05-2015, Gaudium Press) “Os cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade” será o tema das discussões da 54ª edição da Assembleia Geral da CNBB, que terá como propósito a criação de um documento oficial no próximo ano, que diz respeito a um envolvimento maior de toda a Igreja.Dom Severino Clasen.JPG

Segundo o Bispo de Caçador, em Santa Catarina, Dom Severino Clasen, “agora, é preciso a gente lançar nas bases para mudar um pouco a mentalidade da hierarquia e também do laicato”.

O prelado afirmou que um documento, com base em estudos elaborado no ano passado, foi encaminhado para todo o Brasil, sendo que será revertido em diversas sugestões para a Assembleia deste ano. “Vários grupos trouxeram contribuições, mas queremos que esse texto continue cavoucando mais”, disse.

O documento aponta, entre as maiores necessidades a serem supridas, a de maior envolvimento dos leigos na sociedade, para que assim os cristãos possam assumir o Batismo. “Ser Igreja tem de ser um sinal na sociedade e precisamos saber nos readaptar a uma vivência no mundo de hoje; e esse documento trabalha muito em cima disso”, destacou Dom Severino.

Além disso, o prelado mencionou o Papa Francisco, pelo fato dele sempre ter defendido a participação dos leigos e leigas na Igreja, uma vez que é preciso que o laicato venha assumir o protagonismo na evangelização, bem como na transformação da sociedade.

Ainda, conforme Dom Severino, existem leigos que são mais comprometidos e conscientes do papel na Igreja. “São pais de famílias, leigas consagradas, leigos que têm o seu mundo profissional e estão muito bem preparados. Não podemos abafar a voz deles”, concluiu. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas