Gaudium news > Escultura Preciosa: Museus Vaticanos apresentam exibição de ourivesaria sacra

Escultura Preciosa: Museus Vaticanos apresentam exibição de ourivesaria sacra

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 05-05-2015, Gaudium Press) Uma extraordinária exibição de autênticas joias de arte sacra tem lugar no Braço de Carlos Magno, no lado esquerdo da Praça de São Pedro no Vaticano. Trata-se da exposição “Escultura Preciosa: Ourivesaria sacra no Lazio dos séculos XIII ao XVIII”, que se estenderá até o dia 30 de junho e a qual pode ser visitada de maneira gratuita.

Escultura Preciosa Museus Vaticanos apresentam exibição de ourivesaria sacra 1.jpg

“É incrível e comovedor notar quanta prodigiosa beleza habita inclusive os lugares ocultos da Itália profunda”, destacou o comunicado oficial dos Museus Vaticanos sobre a mostra. “Esta exposição deseja sublinhar a intensa ação de proteção e estudo das autoridades respectivas e estimular o interesse de um público mais amplo”. De fato, a presença destas peças no Vaticano permite que muitas pessoas que não viajam à região do Lazio degustem a beleza da arte sacra local.

A mostra é possível graças a um acordo entre os Museus Vaticanos e a Superintendência de Bens Históricos, Artísticos e Etno Antropológicos do Lazio e oferece a oportunidade única de apreciar peças de arte sacra raramente visitadas pelo público e notáveis relicários escultóricos que somente são levados à luz nas históricas festas patronais dos povoados da Diocese do Lazio.

As obras incluem belas obras mestras em prata, bronze e acabados dourados com pedras preciosas que constituem “centenários testemunhos de Fé feitos pelas extraordinárias obras mestras de grandes artistas”, possíveis graças “à generosidade dos mecenas religiosos e leigos”, segundo indicaram os Museus Vaticanos em seu comunicado oficial sobre a exposição, que se iniciou no dia 30 de março.

Escultura Preciosa Museus Vaticanos apresentam exibição de ourivesaria sacra 2.jpg

As obras incluem estátuas, relicários antropomorfos e uma Cruz, ostensório, Cruz processional e vasos sagrados da Idade Média tardia ao Barroco tardio, acompanhados por importantes resenhas produto do “intenso trabalho de revisão e documentação crítica conduzido pela Superintendência”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas