Gaudium news > Governo chileno lança guia de solidariedade com base no trabalho de São Alberto Hurtado

Governo chileno lança guia de solidariedade com base no trabalho de São Alberto Hurtado

Santiago (Quinta, 06-08-2009, Gaudium Press) Provocada pela abertura do mês da Solidariedade, o Santuário Padre Hurtado, em Santiago, recebeu no começo da semana uma cerimônia de apresentação e entrega da guia de ensino ‘Aprendo que o padre Hurtado foi um construtor da sociedade de justiça que esperamos’, feita pela ministra da Educação do Chile, Mónica Jiménez. Simbolizando os estudantes do ensino básico do país, 80 alunos de diferentes colégios receberam o material.

“Uma educação para a solidariedade tem um impacto em todo o sistema escolar (…) o guia permitirá que cada estudante se desenvolva como pessoa e tenha um melhor resultado como aluno. Por isso quero enfatizar que não haverá qualidade na educação se essa valorosa dimensão estiver ausente em nossa escola”, disse a ministra.

O padre Paul Mackenzie, reitor do Santuário, Carlos Eugenio Beca, diretor do Centro de Perfeccionismo, Experimentação e Investigações Pedagógicas (CPEIP) do ministério e Gabriel Castillo, autor do guia, participaram do evento.

A terceira edição do guia é uma ferramenta para difundir o trabalho e os valores difundidos por São Alberto Hurtado. Na próxima semana o manual será entregue para 75 mil alunos de 250 escolas.

Fruto de uma parceria entre a Fundação Padre Hurtado e o Ministério da Educação, a guia foi encomendada ao vencedor do Prêmio Nacional de educação de 1997, Gabriel Castillo Inzulza, também encarregado do programa Asseguramento de Aprendizados Básicos do CPEIP.

São Alberto Hurtado foi um jesuíta nacionalmente reconhecido por seu trabalho pelos pobres e pela justiça social. O Congresso chileno instituiu, em 1994, o dia Nacional da Solidariedade (18 de agosto) em sua homenagem.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas